27 de março de 2024

Jundiaí /SP

Morre Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, aos 92 anos

Um dos maiores defensores dos direitos humanos do país, Dom Pedro morreu às 9h40 deste sábado (8), em Batatais (SP).
A informação foi dada pela Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos).

 

NOTA DE FALECIMENTO DE DOM PEDRO CASALDÁLIGA PLA, CMF

A Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso, Brasil), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) comunicam o falecimento Dom Pedro Casaldáliga Pla, CMF, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso) e Missionário Claretiano, ocorrido neste dia 08 de agosto de 2020, às 9h40 (horário de Brasília), na cidade de Batatais, estado de São Paulo, Brasil.

O religioso, da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), estava internado na Santa Casa de Batatais (SP), na UTI, tratando um quadro grave de pneumonia.

Dom Pedro Casaldáliga nasceu em Balsareny (Barcelona) em 16 de fevereiro de 1928). Radicou-se no Brasil na década de 1960. Tornou-se bastante conhecido pela luta em prol dos direitos humanos, em especial aos ligados às causas indígenas. Sempre se posicionou de maneira efetiva manifestando seu lado político e religioso a favor dos mais pobres. A Diocese de JUndiaí presta sua homenagem a este grande homem que fez de seu apostolado fonte de bênção na vida de inúmeras pessoas e comunidades.

O velório acontecerá em três locais:
1 – Em Batatais – SP
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado, no dia 08 de agosto de 2020, a partir das 15 horas na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos, situada à rua Dom Bosco, 466, Castelo, Batatais, São Paulo, Brasil. Informações: 16.3660-1777.
A missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h, no endereço acima e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0. O link estará aberto para que outros veículos de comunicação possam retransmitir.

2 – Em Ribeirão Cascalheira – MT
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário de chegada do corpo. Informações: telefone 66 – 98420 – 2253 Pe. Tiago.

3 – Em São Félix do Araguaia – MT
O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será em São Félix do Araguaia.
SEM PREVISÃO DE DIA, POIS ANTES PASSARÁ POR RIBEIRÃO CASCALHEIRA

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima