No último sábado (12), a Diocese de Jundiaí celebrou o Jubileu dos Encarcerados com uma manhã intensa de espiritualidade, escuta e gestos concretos de misericórdia. Organizada pela Pastoral Carcerária com o apoio da Comunidade Santa Luzia, o Jubileu reuniu cerca de 40 participantes, entre eles Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, o Coordenador Estadual da Pastoral Carcerária, Anderson Silva, padres, diáconos, seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, agentes da pastoral e membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), das Comunidades Santa Luzia, de Campo Limpo Paulista, e Laetitia, de Jundiaí.
As atividades começaram ainda de madrugada, às 5h, na Casa de Acolhida da Comunidade Santa Luzia, às margens da Rodovia dos Bandeirantes, com a recepção dos familiares que aguardavam a visita aos internos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí. Houve partilhas, louvores e um bate-papo com o Diácono Beto, fundador da Comunidade Santa Luzia e idealizador da Casa de Acolhida, sobre a importância do trabalho de apoio às famílias e àqueles que desejam recomeçar.
Após o café da manhã com os familiares assistidos, Dom Arnaldo presidiu Santa Missa, com concelebração dos Padres Clóvis Wilson Fontenla, Assessor Eclesiástico da Pastoral, e Douglas Fagundes, com a participação dos Diáconos Beto e Paulo de Oliveira. Ao final da celebração, foi inaugurada a placa comemorativa do Jubileu na capela da Casa de Acolhida.
A partir das 9h, teve início a caminhada simbólica até o CDP, um trajeto de aproximadamente 400 metros em meio às filas de mães, esposas e filhas que aguardavam a entrada para visita.
Já no CDP de Jundiaí, após a triagem, o grupo seguiu para quatro dos oito pavilhões, onde realizou momentos celebrativos com os internos: proclamação e partilha da Palavra, cânticos e orações, e o Rito do Perdão, com o gesto do Lava-pés, inclusive entre os próprios detentos — sinal vivo da misericórdia de Deus que age em e por todos.
O Jubileu foi encerrado com a entrega de uma segunda placa comemorativa, que ficará exposta na sala da direção do CDP.