Encontro reúne Padres e Assessores da Comissão Bíblico-catequética

Aconteceu de 24 a 26 de abril, o Encontro dos Padres e Assessores Diocesanos do Regional Sul 1 (São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB), em Campos do Jordão (SP), na Casa de Encontros Vila Dom Bosco. Da Diocese de Jundiaí estiveram presentes o Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida e o Seminarista Erickson Ramos da Silva.

O encontro que contou com a assessoria do Padre Domingos Coelho Ormonde Filho, Mestre em Teologia (Liturgia), da Diocese de Duque de Caxias (RJ), foi momento de estudo, de diálogo, e para trocas de experiências. O presbítero trabalhou com o grupo a partir do tema: “O papel do assessor diante dos desafios dos novos interlocutores e da nova metodologia da Iniciação à Vida Cristã”.
Os principais pontos abordados foram:
º Faixas etárias de cada idade (a diferença nos itinerários catequéticos);
º Como inserir a catequese no calendário litúrgico:
– O ministério do assessor
– O ministério do Introdutor
Para o Seminarista Erickson, “o encontro atingiu seu objetivo, deixando-nos motivados a bem vivermos nossa missão de assessores: animando as coordenações, preparando subsídios e suplementos para as comunidades. Também foi uma oportunidade de aprofundar a íntima relação entre catequese e liturgia, mergulhando no itinerário catequético: Quatro tempos (Pré-Catecumenato, Catecumenato, Purificação-Iluminação e Mistagogia) e as três etapa; Admissão, Eleição [no caso das crianças celebração penitencial] e Celebração dos Sacramentos”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *