Encontro em Sorocaba reúne catequistas do Regional Sul 1

É preciso passar pela samaria

O encontro de Jesus Cristo com a Samaritana (cf. Jo 4,7) norteou a formação realizada pelo padre Marcelo Luiz Machado, Assessor da dimensão Bíblico Catequética da CNBB – Regional Sul 1, na cidade de Sorocaba, com o tema “Catequese e liturgia no processo da iniciação à vida cristã”.

No evento, realizado na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, estiveram presentes vários catequistas da Diocese de Jundiaí.

Nesta formação, com fundamento no Documento 107 da CNBB “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários” padre Marcelo falou sobre os passos do encontro da samaritana ou seja: o encontro, o diálogo, o conhecer, a revelação, o anúncio e o testemunho mostrando a necessidade de pensar e construir um novo paradigma pastoral em função da exigência do nosso tempo relacionado a catequese.  Concluiu ele: “É na Igreja que podemos falar de Iniciação a Vida Cristã!!!! Sujeito indispensável do processo de Iniciação a Vida Cristã é toda comunidade cristã. Ela é responsável pelo rosto que a Igreja vai apresentar a quem dela se aproxima; é necessário recuperarmos esta convicção e com ela sermos coerentes. Este processo requer acolhida, o testemunho e a responsabilidade da comunidade. Quem busca Jesus precisa viver uma forte e atraente experiência eclesial” (no.106).

Foi realmente um presente para nós da Diocese de Jundiaí”, agradeceu a Coordenadora Diocesana Maristela Fiorese Bartipaia por mais este encontro de formação e espiritualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *