Na noite do último dia 5 de novembro, o Anfiteatro Pio XII acolheu o Encontro Diocesano de Patrimônio. O momento formativo reuniu párocos, diáconos, secretários administrativos, membros dos Conselhos Paroquiais de Economia e Administração, bem como voluntários que colaboram na gestão patrimonial das comunidades.
O encontro teve como objetivo auxiliar as Paróquias na dimensão patrimonial, especialmente no que diz respeito à regularização e conservação permanente dos imóveis da Diocese.

A assessoria do evento foi conduzida por uma equipe técnica e pastoral composta pelo Pe. Carlos Rafael Casarin, Diretor do Departamento de Patrimônio da Cúria Diocesana; Pe. Michael Henrique dos Santos , Ecônomo Diocesano; Pe. Marcelo da Rosa Magalhães, CSsR, Reitor do Santuário Bom Jesus, em Pirapora do Bom Jesus, e membro da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja e do Espaço Sagrado; Layane Durães Santiago, Engenheira Civil; André Scarano Gismundo, Analista de Patrimônio; Dr. William Munarolo e Dra. Jaqueline Mainardi, Assessores Jurídicos da Mitra Diocesana de Jundiaí; Maria Edi Santos Paranhos, Contadora; e Elvis Lima, Bombeiro Civil.
Abrindo o encontro, Elvis Lima destacou a importância de manter atualizados os documentos de segurança das edificações, explicando o Decreto nº 69.118/24, que institui o regulamento de Segurança Contra Incêndios das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo, e reforçando a necessidade de que todas as comunidades estejam com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros(AVCB) em dia.
Na sequência, Pe. Marcelo Magalhães, CSsR, conduziu uma reflexão sobre o valor histórico e espiritual das igrejas mais antigas da Diocese, lembrando que esses templos “são testemunhos de fé e parte viva da memória do povo de Deus, que precisam ser conservados com zelo e gratidão”.
Coube a André Scarano Gismundo apresentar um panorama da situação dos imóveis diocesanos, detalhando o passo a passo para regularização e a importância do trabalho conjunto entre paróquias e o Departamento de Patrimônio para garantir a segurança jurídica e a preservação dos bens eclesiais.
O Encontro Diocesano de Patrimônio reafirmou o compromisso da Diocese de Jundiaí com a transparência administrativa, a responsabilidade na gestão e o cuidado com o patrimônio que testemunha a presença e a história da Igreja no território diocesano.

