26 de setembro de 2023

Jundiaí /SP

Em Itupeva, Comunidade São Vicente de Paulo é elevada a quase Paróquia

 

Tudo é graça, tudo é bênção!

A Comunidade São Vicente de Paulo, na cidade de Itupeva, foi elevada à categoria de quase Paróquia, na noite desta sexta-feira, dia 31 de março. As lideranças da comunidade, membros das pastorais, dos Grupos de Oração e de movimentos, bem como autoridades civis locais acolheram o Bispo emérito, Dom Vicente Costa, que oficializou a tão esperada notícia da criação da quase Paróquia para a assembleia presente à celebração.

Concelebraram os padres Marcos Adriano Paulino e Rodolfo de Brito Cavallaro, respectivamente pároco e vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, e mais de uma dezena de presbíteros do clero diocesano.

Na mesma celebração, o Padre Fábio Ricardo Gentille iniciou sua missão de Administrador Paroquial e foi apresentado o Diácono Permanente Ademir Blanco Ortegosa.

A celebração foi marcada por vários ritos e símbolos. Um deles, a leitura do Decreto de Instalação da quase Paróquia e as provisões de Administrador Paroquial e do Diácono Ademir, que foram lidas pelo Pe. Marcos Adriano. E ainda, a apresentação de uma relíquia do padroeiro São Vicente de Paulo, pelo Pe. Edison Fredrichsen, CM, do Conselho Metropolitano São Vicente de Paulo. Trata-se de uma relíquia de Primeiro Grau (um pequeno pedaço do corpo do santo) que testemunha a fé de São Vicente de Paulo.  A peça foi doada à nova quase Paróquia pela Província do Rio de Janeiro e foi depositada no altar de mármore pelo novo administrador paroquial, Pe. Fábio. Dom Vicente lembrou que a Festa do Padroeiro será celebrada em todo o dia 27 de setembro.

Também foram apresentadas as inúmeras razões que levaram à decisão do desmembramento e futura elevação à categoria de paróquia, com destaque para o crescimento territorial e populacional de Itupeva, e o principal de todos, o desafio da evangelização, entre outros fatores.

Até este dia 31 de março, a comunidade pertencia ao território da Paróquia São Sebastião e com o desmembramento toda a área que compreende os bairros Portal de Santa Fé, Parque das Hortências, Medeiros, Pacaembú 1, Nova Era, Chave e Boa Vista, passa a compor a nova quase Paróquia que contará com sete comunidades: Matriz, dedicada a  São Vicente de Paulo, Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Comunidade São Camilo de Léllis, Comunidade São Roque, Comunidade São José e Comunidade São Joao Paulo II.

Na homilia, Dom Vicente exortou os fiéis a fazerem da nova quase Paróquia uma Casa do Pão, uma Casa de Oração, uma Casa de Caridade, Uma Casa de Missão, conforme pede as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023.

Ao Pe. Fábio, disse: “Padre querido, seja um padre conforme o coração de Deus” e fazendo memória ao Profeta Jeremias exortou o presbítero a não desanimar, a confiar em Deus “que estará sempre ao seu lado”.

No final da missa, após a leitura da Ata de Criação da quase Paróquia São Vicente de Paulo, homenagens e agradecimentos a tantas pessoas que se doaram para que esse dia chegasse e o sonho se tornasse realidade, entre aplausos e vivas dos fiéis católicos itupevenses, Dom Vicente e presbíteros deram uma bênção especial.

Horário das celebrações 

Com a elevação ao status de quase Paróquia neste dia 31 de março de 2023, a comunidade passa a ter a celebração da Missa na Igreja matriz, nos seguintes dias da semana e horários: Missa das Almas, às segundas-feiras, às 7h; quinta-feira, às 19h30; Missa do Sagrado Coração de Jesus em toda 1ª sexta-feira do mês, às 19h30; Missa do Imaculado Coração de Jesus, em todo 1º sábado do mês, às 19h30; aos sábados, às 19h30 e aos domingos, às 7h e às 19h30.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima