Eles me farão um Santuário e eu habitarei no meio deles ( Ex 25,8).

A Paróquia Santa Rita de Cássia, Igreja matriz do Parque CECAP, em Jundiaí, recebeu o título de Santuário nesta sexta-feira, dia 22 de novembro. A missa de elevação da Igreja que recebeu seminaristas, religiosos, autoridades civis e fiéis de toda a Diocese foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, e concelebrada por 14 padres.

Para a elevação, diversos critérios foram levados em conta, como por exemplo, a importância do local para os fiéis, e a quantidade de visitantes que peregrinam na Igreja durante o ano.

O pároco da matriz e agora reitor do Santuário Diocesano Santa Rita de Cassia, Padre Antônio Carlos dos Santos, conta que a comunidade paroquial esperou e preparou esse momento com muito entusiasmo. “Com a elevação a Santuário, precisamos oferecer uma vida de fé maior à população e já estamos dando alguns passos nesse processo de fazer com que a igreja tenha uma vida espiritual maior”, explica.

No conceito religioso, “Santuário” é um local sagrado para onde acorrem peregrinos de diversas regiões por devoção, ou ainda a Igreja frequentada por fiéis vindos de outras regiões, atraídos por algo que existe especificamente naquele Templo. No caso do Santuário Diocesano Santa Rita de Cássia, será a relíquia de primeiro grau de Santa Rita de Cássia (um pedaço do corpo da santa), que foi entronizado oficialmente na celebração de elevação, no altar da Igreja Matriz. Junto da relíquia, a paróquia recebeu o documento que comprova a autenticidade da peça.

O Papa Francisco também enviou ao Pároco Reitor do novo Santuário, Padre Antônio Carlos, e aos fiéis diocesanos, a sua bênção apostólica. O documento foi apresentado para a assembleia pelo reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro – Núcleo Filosófico Dom Joaquim Justino Carreira, Padre Alberto Simionato.

Em sua homilia, Dom Vicente recordou o apóstolo Paulo dizendo que todos somos Igreja e exortou a assembleia a fazer do Santuário Santa Rita um lugar de renovação da aliança com o Senhor, um lugar que fortaleça a todos na fé, assim como um local onde os irmãos possam se encontrar para viver o amor e a fraternidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *