Dom Vicente participa da Festa de Bom Jesus no Vale do Ribeira (SP)

A Festa em louvor a o Senhor Bom Jesus, Padroeiro de Iguape, é considerada uma das maiores festas religiosas do país e reúne pessoas de vários lugares do Brasil. O evento atrai multidões de religiosos e não religiosos com atrações variadas como a tradicional novena, barracas comerciais, banda de música, procissão, shows e muito mais.

Neste ano, Dom Vicente Costa foi um dos convidados para celebrar a Novena. Neste domingo dia 5, o Bispo de Jundiaí e Dom José Luiz Bertanha, SVD, Bispo-emérito de Registro, caminharam em procissão, seguidos por milhares de fiéis, pelas ruas do centro histórico da cidade, que fica no Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo.

A festa é marcada por centenas de histórias cheias de vida, perseverança e muita fé.

Depois da festa de Aparecida, a romaria ao Bom Jesus de Iguape é a segunda maior festa religiosa do Estado de São Paulo e uma das mais antigas e importantes do País. O evento que começou no dia 28 de julho segue até esta segunda-feira dia 6 de agosto, Ofício festivo da Transfiguração de Jesus.

Conhecida como a “Princesa do Litoral Sul”, a cidade se tornou um grande centro de peregrinação, onde os fiéis católicos expressam sua devoção ao Senhor Bom Jesus de Iguape.

A Basílica, localizada no Centro Histórico, é o ponto turístico mais procurado pelos fiéis que participam das festividades em homenagem ao santo. Milhares de romeiros tomam as ruas da cidade para acompanhar a procissão da imagem do Bom Jesus, entre julho e agosto.

A real data da fundação do município é desconhecida. Alguns historiadores chegam a acreditar que já haviam europeus vivendo na região antes mesmo do descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Segundo dados oficiais, a cidade de Iguape foi fundada em 3 de dezembro de 1538. Documentos históricos usam como referência a data de separação de Iguape e Cananéia.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *