27 de março de 2024

Jundiaí /SP

Dom Vicente participa da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1

“O que cria a mentalidade sinodal é a responsabilidade entre
todos”, afirma Dom Pedro Cipollini, no início da Assembleia do Regional Sul 1

Cerca de 100 participantes se reuniram de forma on-line para a realização da 83ª Assembleia dos Bispos do Estado de São Paulo. O encontro acontece hoje e amanhã, dia 10, com o tema “Sinodalidade, Comunhão e Missão”

Dom Vicente Costa, Bispo de Jundiaí, está participando da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 

Os arcebispos e bispos do Estado de São Paulo, juntamente com os padres coordenadores diocesanos de pastoral, e leigos e assessores de pastorais, movimentos e organismos, iniciaram na manhã de hoje, dia 9, a 83ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro reuniu numa plataforma digital mais de 100 participantes. Após a oração inicial, conduzida pela Comissão Estadual da Pastoral Litúrgica, Dom Pedro Luiz Stringhini, presidente do Regional, e o secretário-geral, Dom Luiz Carlos Dias, apresentaram a dinâmica dos trabalhos da Assembleia e o relatório das atividades pastorais no último ano.

O Presidente explicou que o encontro on-line, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), responde ao Regulamento da CNBB que prevê assembleias dos bispos nos 18 Regionais da Conferência Episcopal após a Assembleia Geral (AG). “Queremos repercutir nas arquidioceses e dioceses de nosso Estado tudo o que refletimos na AG, ocorrida em abril”, enfatizou.

CAMINHAR JUNTOS

Com o tema ‘Sinodalidade, Comunhão e Missão’, ocorreu no primeiro período da 83ª Assembleia, a conferência central do encontro. A assessoria foi do bispo diocesano de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que ressaltou que o Evangelho anunciado pela Igreja é amor, “é chamado à participação na redenção de Cristo e no anúncio do Reino de Deus”, por isso, disse o bispo, “o princípio de comunhão de todo o povo de Deus é necessário para a ação evangelizadora”.

O termo ‘sinodalidade’ significa ‘caminhar juntos’ e, no contexto eclesial, o espírito de serviço generoso e a consciência sinodal “é tarefa de todos os membros da Igreja, clero e fiéis, unidos”, disse Dom Pedro.

“A unidade não exige a igualdade das diferenças, mas a abertura para o trabalho plural”, completou Dom Pedro ao apresentar que o amor de Cristo, vínculo que une a todos, se traduz em comunhão, “o amor supõe comunhão”.

O assessor da primeira conferência também falou da importância do movimento eclesial de superar a centralização do clero e se instaurar a corresponsabilidade de todos os batizados para que o individualismo dê espaço à solidariedade: “ninguém vive sozinho, Deus quer nos salvar em comunidade. O que cria a mentalidade sinodal é a responsabilidade entre todos”, disse.

A primeira parte do encontro foi concluída com uma reunião reservada dos bispos após a reflexão de Dom Pedro. A 83ª edição da Assembleia continua no período da tarde de hoje e será concluída amanhã.

Texto e imagens: Padre Tiago Barbosa, assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima