Dom Vicente dá boas-vindas aos novos membros da presidência da CNBB

Na tarde desta segunda-feira dia 6 de maio, o Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, cumprimentou o novo presidente eleito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB), Dom Walmor Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG), e o 1º vice-presidente eleito Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS). Na ocasião, também foi escolhido para a segunda vice-presidência o Bispo de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva. A nova equipe foi eleita para o quadriênio 2019-2023.

Como Pastor da Diocese de Jundiaí e em nome do clero e dos fiéis católicos diocesanos, Dom Vicente saudou com alegria os eleitos, Dom Walmor, Dom Jaime e Dom Mário. Em comunhão fraterna, A Diocese de Jundiaí se une em oração, na certeza de que farão um excelente governo para o bem da Igreja do Brasil.

O novo presidente foi escolhido pelo episcopado brasileiro presente na 57ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece em Aparecida (SP) desde o dia 1º de maio. A escolha se deu no terceiro escrutínio, após o prelado receber maioria absoluta dos votos. Foram 301 bispos votantes.

Já Dom Jaime foi eleito primeiro vice-presidente no terceiro escrutínio por maioria absoluta dos 301 votantes, enquanto Dom Mário foi escolhido em segundo escrutínio ao cargo de segundo vice-presidente, por maioria absoluta de 292 votantes.

De hoje até quinta-feira serão escolhidos também os nomes do novo secretário geral, dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB e seus representantes junto à Conferência Episcopal Latino-americana (Celam).

Posse da nova presidência – A atual presidência permanece em suas funções até o término da 57ª Assembleia Geral, onde serão empossados os bispos eleitos para a nova presidência da CNBB, assim como os presidentes das Comissões Episcopais. A cerimônia de posse acontece na manhã da próxima sexta-feira, 10 de maio.

A 57ª Assembleia Geral dos Bispos termina na próxima sexta-feira dia 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *