28 de março de 2024

Jundiaí /SP

Dom Vicente apresenta o Texto-base da CF 2020

Lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2020

TEMA: Fraternidade e Vida: Dom e compromisso

LEMA: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lucas 10, 25-37)

O Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, participou na noite da sexta-feira, dia 21 de fevereiro, da solenidade do lançamento do subsídio da Campanha da Fraternidade (CF). O Texto-Base da Campanha da Fraternidade de 2020, da editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi entregue pessoalmente as autoridades civis dos onze municípios que compõem a Diocese.

O objetivo deste evento é apresentar a toda a sociedade, representada pelas autoridades civis constituídas, o objetivo geral da CF 2020, de “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

Por meio do Texto-Base da CF 2020, somos convidados a olhar a VIDA, como um Dom de Deus e somos motivados ao Compromisso do cuidado para com o Próximo, conforme nos é apresentado na Parábola do Bom Samaritano, (Lc 10, 25-37), que se apresenta no Lema da CF 2020 “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

Para contribuir na reflexão do tema da CF deste ano, a equipe Diocesana de coordenação da CF convidou o Padre Lício de Araújo Vale, filósofo e educador, padre da Diocese de São Miguel Paulista (SP), que falou sobre o fenômeno do suicídio e da automutilação, para alerta a necessidade de ver e ouvir os sinais de dor e sofrimento do próximo.

Com o Anfiteatro Pio XII, da Cúria Diocesana, lotado, os agentes paroquiais da Campanha da Fraternidade, padres, religiosos(as) e seminaristas, acolheram as autoridades civis dos municípios da Diocese de Jundiaí, e ao receberem o Texto-Base das mãos de Dom Vicente foram convidados para olhar para este problema, que necessita de ações intersetoriais e política pública para prevenção e acolhimento.

Colaboração: Maria Rosangela Moretti

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima