28 de outubro de 2020

Jundiaí /SP

Dom Vicente anuncia novas disposições em período de combate ao coronavírus

DECRETO Nº 02

Aos que este nosso Decreto virem, saudação, paz e bênção no Senhor

Queridos Padres, Diáconos e Povo de Deus presente na Diocese de Jundiaí:

Neste período difícil que atravessamos, em decorrência da forte disseminação do novo coronavírus, convoquei o Colégio dos Consultores nesta sexta-feira, 20 de março de 2020, para refletir sobre as decisões já tomadas e indicar novas disposições que deverão ser observadas em todo o território da Diocese de Jundiaí.

Assim, DECRETO o que segue:

  1. Estão suspensos, por tempo indeterminado, os atendimentos presenciais ao público no Edifício Cristo Rei, sede da Cúria Diocesana, e em todas as Secretarias Paroquiais e de demais instituições pertencentes à Diocese de Jundiaí. Quanto à modalidade da prestação de serviço por parte dos(as) funcionários(as) da Mitra Diocesana de Jundiaí, sejam observadas as orientações publicadas pelo Setor do Economato da Cúria Diocesana (cf. “Orientações quanto a questão trabalhista de nossos colaboradores”, de 19 de março de 2020).
  2. Estão suspensas todas as celebrações e demais atos públicos da Semana Santa. Recomendo que os Padres celebrem juntos, por Região Pastoral, o Domingo de Ramos e o Tríduo Pascal, possibilitando a participação dos demais fiéis somente através das transmissões ao vivo, quando possível. Como Bispo Diocesano, presidirei todas as cerimônias da Semana Santa com os Padres da Região Pastoral 1, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, que serão transmitidas pelos meios de comunicação da Diocese. Os horários destas celebrações serão divulgados nos próximos dias. Quanto à Missa do Santo Crisma, seguindo a recomendação do Decreto da Congregação para o Culto e a Disciplina dos Sacramentos (cf. este Decreto, Prot. n. 153/20, no site da Diocese), será adiada para data posterior.
  3. No que diz respeito à administração e gestão econômica da Mitra Diocesana de Jundiaí – incluindo também todas as nossas Paróquias – não fazer nenhuma despesa desnecessária e, na medida do possível, levando em consideração as cláusulas contratuais em cada caso, interromper as reformas ou construções já iniciadas. Determino, também, o adiamento do início de novas construções e reformas, bem como o de aquisições de bens temporais, sem a devida autorização.
  4. Que nenhum(a) funcionário(a) da Mitra Diocesana de Jundiaí seja demitido(a) sem o consentimento do Economato Diocesano, enquanto durar este período de restrições.
  5. Peço a todos os queridos Padres da Diocese, meus colaboradores mais diretos na condução do Povo de Deus confiado aos nossos cuidados pastorais, para observarem rigorosamente este Decreto, para que a situação presente não venha nos dividir uns dos outros, causando divergência entre os nossos fiéis.

Por fim, queridos diocesanos e diocesanas, REPITO: não saiamos de casa, a partir de mim mesmo. Todos os meus compromissos estão cancelados, uma vez que, na hora da provação, a privação também é um gesto de amor e de cuidado da própria vida e a do outro. E reforcemos as nossas orações para que nesta hora de aflição, continuemos confiantes sem hesitação na paternal providência de nosso Pai.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana no dia 20 de março de 2020.

Dom Vicente Costa
Bispo Diocesano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima