29 de março de 2024

Jundiaí /SP

Dom Giovanni deixa nunciatura do Brasil e segue para a Rússia

O Santo Padre nomeou  Núncio Apostólico para a Federação Russa, Monsenhor Giovanni d’Aniello, Arcebispo titular de Paestum, até agora Núncio Apostólico no Brasil.  A nomeação foi divulgada pela Santa Sé na manhã deste dia 1° de junho.

Dom Giovanni, na Arca da Aliança, em Várzea Paulista, por ocasião do jubileu de Ouro da Diocese de Jundiaí.

Dom Giovanni visitou nossa Diocese entre os dias 11 e 15 de agosto de 2017, por ocasião das festividades do Jubileu de Ouro da Diocese de Jundiaí e encantou coma todos os fiéis diocesanos por onde passou.

Sempre sorridente, o núncio encantou a todos com o seu jeito simples de ser. Em todos os seus pronunciamentos sempre fazia questão de dizer: “vim a esta Diocese como um irmão de vocês”.

 

Breve biografia

Dom Giovanni tem 65 anos e nasceu em Aversa (Itália). Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978.

É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

Em fevereiro de 2012, o Papa Bento XVI nomeou Dom Giovanni d’Aniello para o cargo de núncio apostólico no Brasil, em substituição a Dom Lorenzo Baldisseri.

 

Gratidão

A Diocese agradece a Dom Giovanni, que foi um fiel cumpridor da missão diplomática e espiritual que lhe foi confiada nestes quase 8 anos, como o intermediário de comunicação entre a Santa Sé e o governo brasileiro. 

E deseja que seu novo trabalho, como Núncio apostólico para a Federação Russa seja abençoado.

De Jundiaí, acompanharemos sua nova missão com nossas orações.

Deus o abençoe, Dom Giovanni.

Nosso muito obrigado.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima