Entre os dias 20 e 22 de setembro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), 100 Diáconos Permanentes da Diocese de Jundiaí e 86 esposas participaram do Retiro Anual Canônico.
O pregador do Retiro foi o Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, com participações do assessor da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes (CDDP), Padre Rafael Pitthan Gomes Casaca, e o seminarista João Pedro Cavallaro de Souza.
O retiro foi iniciado com um Lucernário, fazendo memória da Vigília Pascal, com a bênção do fogo, o acendimento do Círio Pascal e das velas da assembleia, Renovação das Promessas Batismais e cânticos de louvor. No período da manhã no sábado e domingo, houve a Oração das Laudes, e a Eucaristia foi celebrada no sábado à noite. O Retiro terminou no domingo, às 11h.
Ao longo dos três dias de retiro, Dom Arnaldo desenvolveu o tema “O itinerário da Fé”, com reflexões sobre o Livro do profeta Jonas. Com sua forma didática e interativa de pregar, o Bispo Diocesano levou os participantes a refletirem individualmente ou entre casais as dificuldades e teimosias de Jonas em entender os planos de Deus, e como aplicar na vida familiar, eclesial e no Ministério Diaconal o chamado do Senhor.
Texto e Fotos por Diácono José Carlos Pascoal – Pascom da Paróquia São Benedito (Salto)