O Conselho Central de Jundiaí da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), realizou a Festa Regulamentar em Homenagem a São Vicente de Paulo, na Cidade Vicentina Frederico Ozanam, em Jundiaí. O evento aconteceu no dia 24 de setembro, e iniciou às 8h, com missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, na Igreja matriz da Paróquia Beato Frederico Ozanam.
Em sua homilia, Dom Arnaldo trouxe reflexões sobre a vida de São Vicente de Paulo, demonstrando a grandiosidade do serviço da caridade. O Bispo finalizou contando uma lenda africana denominada “Ubuntu”, uma lição sobre cooperação, igualdade e respeito, onde todos devemos lembrar que “ninguém é melhor que ninguém” e todos na comunidade vivem e trabalham para o bem comum.
Concelebraram os padres: Edson Friedrichsen, CM., Assessor Espiritual dos Conselhos Central e Metropolitano de Jundiaí, e o Padre Clóvis Wilson Fontenla, Assessor Espiritual do Conselho Central de Jundiaí e responsável pela Capelania do Hospital São Vicente de Paulo.
As festividades prosseguiram com um café e assembleia, no salão da Cidade Vicentina, com representantes dos 12 Conselhos Particulares que abrangem a área do Conselho Central, das cidades de Jundiaí, Cajamar, Itupeva, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Louveira, Franco da Rocha, Francisco Morato e Santana de Parnaíba.
Cerca de 330 vicentinos estiveram presentes e puderam reforçar a espiritualidade e a amizade fraterna e ainda apreciaram a apresentação de 62 novos membros, que deram o seu “SIM” para o trabalho vicentino.
Quando uma pessoa ingressa na SSVP, ela assume o compromisso de amar a Deus, servindo aos pobres. Além de atuar em situações emergenciais provendo alimentos, roupas e remédios para pessoas em apuros, a Sociedade de São Vicente de Paulo procura encontrar formas de promoção das pessoas que ajuda.
O dia de São Vicente é comemorado no dia 27 de setembro e pelo Brasil todo acontecem as comemorações próximo a esta data.
Vicente de Paulo nasceu na cidade de Pouy, na França, aos 24 de abril de 1581. Filho de pobres camponeses, manifestou o desejo e gosto para o estudo. Entrou para o seminário e foi ordenado padre ainda bem novo, com apenas 19 anos de idade.
Em contato com os camponeses, conheceu o estado de abandono religioso e miséria em que viviam as populações do campo. Percebeu que os pobres tinham necessidades urgentes e que para ser fiel a Cristo, era preciso servi-los. Passando a residir em Paris e enfrentando uma época de guerra, confusão política, de grandes problemas sociais e de desorganização da Igreja, Pe. Vicente de Paulo passou a se dedicar inteiramente à evangelização e serviço dos pobres. Por todo seu legado, em 1834, a Conferência de Caridade resolveu homenagear Vicente como patrono da obra. Foi quando se deu o nome da instituição: Sociedade de São Vicente de Paulo.