Servos por causa de Jesus
O Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, presidiu Missa Solene na sexta-feira, 2 de agosto, na qual impôs as mãos e ordenou Diáconos Transitórios os seminaristas Carlos Henrique Mattos, Felipe Elias da Costa, Leonardo Daniel de Oliveira, Marcos Roberto da Rosa Júnior, Rafael Guiglielmin de Godoy, Regiano Barboza e Renan Martins Vieira. A eles, foi conferido o Ministério do Serviço – Diaconato Transitório; uma etapa que antecede o Segundo Grau da Ordem – o Presbiterado.
A Solene Celebração ocorreu na Arca da Aliança Mãe da Divina Providência, pertencente à Paróquia Cristo Redentor, em Várzea Paulista, e foi concelebrada pelo Bispo Emérito, Dom Vicente Costa, e dezenas de presbíteros do clero da Diocese de Jundiaí. Os religiosos (as) de diferentes congregações presentes na Diocese, Diáconos Permanentes e seminaristas diocesanos também participaram em grande número, além de familiares, amigos e centenas de fiéis vindos das paróquias de origem dos seminaristas, e de tantas outras paróquias e cidades da Diocese. Todos puderam testemunhar mais esse importante passo no caminho vocacional dos sete jovens seminaristas.




Na homilia, Dom Arnaldo exortou os jovens a pautarem suas vidas pela luz do Evangelho e o desejo de que sejam reconhecidos como servos, jamais como senhores, por causa do Evangelho, por causa de Jesus, devendo agir como servidores enviados pela Igreja, ordenados para serem sinais de Cristo, que veio para servir e não para ser servido, assim como expressa o lema que os jovens escolheram para a sua ordenação: “Apresentamo-nos como servos vossos, por causa de Jesus!”, tirado da Segunda Carta aos Coríntios, capítulo 4, 5b.
Dom Arnaldo presenteou os novos diáconos com uma cópia do texto da homilia, “são palavras de um pai, palavras carinhosas de um pastor. Não deixem estas palavras caírem por terra, façam delas o norte para o ministério diaconal de vocês”, disse o bispo.
Todo o Ritual da Ordenação é pleno de significado e remete ao serviço. Dessa forma, após a manifestação do propósito dos eleitos e da oração da Ladainha de Todos os Santos, o Bispo, em nome da Igreja, impôs as mãos sobre os eleitos e rezou a Prece de Ordenação, que confere a Graça Sacramental e o Ministério Diaconal. Já ordenados, os novos Diáconos receberam as vestes litúrgicas e os Santos Evangelhos, assumindo, mais uma vez, a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus. Em seguida, eles foram cumprimentados pelo bispo com um abraço de paz e acolhidos ao presbitério. Finalizado o Rito, os Diáconos serviram pela primeira vez no altar, preparando-o para as oferendas.









Após a comunhão dos fiéis, o neo-diácono Leonardo iniciou seu discurso com a saudação “O Senhor esteja convosco!”; no que a assembleia respondeu: “Ele está no meio de nós!”.
Leonardo continuou: “Se hoje a Diocese recebe sete novos Ministros Ordenados é porque, de fato, o Senhor está no meio de nós!”. Muito emocionado, foi aclamado pela assembleia após se recordar que, após a “longa caminhada que durou 8 anos, seis meses e oito dias, hoje somos diáconos”. E completou: “Esse Senhor que está no meio de nós faz novas todas as coisas”.
Leonardo fez agradecimentos e, antes de terminar, convidou a assembleia para cantar em homenagem a Virgem Maria, por seu socorro e exortação.
Antes da bênção final, o Pe. Lupércio Batista Martins, chanceler do bispado, fez a leitura da ata de ordenação e anunciou os locais onde os novos diáconos exercerão seu ministério:
Os diáconos Carlos e Rafael partirão para a Diocese de Roraima, onde farão estágio pastoral.
O diácono Felipe – Paróquia São Pedro, em Santana de Parnaíba.
O diácono Leonardo – Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí.
O diácono Marcos – Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, em Salto.
O diácono Regiano – Paróquia São Sebastião, em Itupeva.
E, por fim, o diácono Renan – Paróquia-Santuário Diocesano Santa Rita de Cássia, em Jundiaí.