19 de junho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Dom Arnaldo inicia visitas pastorais às paróquias da diocese

 

Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat foi a primeira a receber a visita do bispo.

Neste mês de maio, entre os dias 22 e 26, o Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, realizou a sua 1ª Visita Pastoral na Diocese de Jundiaí. A Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, na cidade de Salto, foi a primeira paróquia a receber o bispo.  Ao longo dos próximos meses, Dom Arnaldo percorrerá todo o território diocesano, com o intuito de visitar as 73 paróquias desta Igreja Particular.

 A Constituição Dogmática lumen gentium sobre a Igreja (Concílio Vaticano II – 21 de Novembro de 1964) nos ensina que Jesus Cristo edificou a Igreja, enviando os apóstolos como ele próprio fora enviado pelo Pai; e quis que seus sucessores, isto é, os bispos fossem pastores na sua Igreja. Assim, os apóstolos cuidaram de instituir sucessores para que a missão a eles confiada continuasse após a sua morte. Os bispos receberam o ministério de presidir no lugar de Jesus Cristo o rebanho, como pastores e mestres da doutrina. Desse modo, cada bispo representa a sua Igreja e os fiéis devem aderir ao seu bispo como a Igreja a Jesus Cristo e como Jesus Cristo ao Pai, a fim de que todas as coisas se harmonizem pela unidade e se multipliquem para a glória de Deus (cf.18.19.20.23.27).

Com esse mesmo espírito, as visitas pastorais são uma entre tantas outras formas, por meio das quais o Bispo se aproxima e mantém contato com o clero e com o Povo de Deus a ele confiado.  Estes encontros são momento de reavivar e encorajar, como também a oportunidade de chamar os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma participação mais intensa. Nas visitas, o Pastor da Diocese também avalia a eficiência das estruturas e dos serviços pastorais.

A visita pastoral é, portanto, uma ação apostólica. Já para as comunidades que a recebem, a visita é um acontecimento de graça.

Ao longo dos próximos meses, na visita às paróquias, Dom Arnaldo procurará realizar, de acordo com as possibilidades de tempo e de lugar, os seguintes atos: celebrar a missa; administrar o sacramento da Confirmação; encontrar-se com o pároco e com o vigário; reunir-se com os conselhos paroquiais; ter um encontro com as crianças e os jovens catequisandos; visitar enfermos, locais públicos como comércios, escolas, entre outros.

Visita à Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat

1º Dia

No dia 22 de maio teve início a visita do Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, à Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat. O Pároco local, Pe. Agnaldo Tavares Ribeiro, e o vigário colaborador, Pe. Ilton José Rocha, bem como os diáconos permanentes Gilberto Balbino dos Santos e Vandelino Sampaio Monteiro, acolheram o bispo. Em seguida Dom Arnaldo conheceu as dependências da secretaria e o arquivo paroquial e reuniu-se com os funcionários. Na noite do mesmo dia, celebrou na Comunidade São José.  Ao final, a comunidade preparou uma recepção de boas-vindas, ocasião em que os presentes puderam conversar com Dom Arnaldo e tiraram fotos.

Conhecendo a paróquia e os funcionários:

Missa de acolhida na Comunidade São José

Confraternização de acolhida na Comunidade São José

 

2º Dia

No dia 23, Dom Arnaldo cumpriu uma extensa agenda, cuidadosamente preparada pelo Pe. Agnaldo. O bispo visitou a Escola Sagrada Família, a Câmara Municipal e as Comunidades Santa Madre Paulina, Palmeiras Imperiais, Santo Antônio e Comunidade São Pedro e São Paulo.

Escola Sagrada Família

Câmara Municipal de Salto

 

Comunidade Madre Paulina

Comunidade Palmeiras Imperiais

Comunidade Santo Antônio

Comunidade São Pedro e São Paulo

 

3º Dia

Aos fiéis, Dom Arnaldo falou sobre os desafios da sinodalidade na nossa igreja, da importância e necessidade do diálogo entre todas as pessoas. Por sua vez, Pe. Agnaldo apresentou a realidade da Paróquia, os grandes desafios pastoral e missionário, das dificuldades, organização das comunidades e das pastorais.

Comunidade Nascer de Novo

Missa com enfermos

 

Missa na Comunidade São Francisco

 

4º Dia

Na manhã do sábado, dia 25 de maio, Dom Arnaldo encontrou-se com os membros dos Conselhos Paroquiais da Ação Evangelizadora e de Economia e de Administração, bem como com a Comissão de reforma da Igreja matriz, a quem levou uma palavra de encorajamento, com vistas na promoção da comunhão entre comunidades, pastorais, movimentos e serviços, constituindo-se num importante instrumento de sinodalidade. O Bispo também apresentou e falou sobre sua 1ª Carta Pastoral, que deverá nortear os trabalhos da Igreja Particular de Jundiaí nos próximos seis anos.

À noite, Dom Arnaldo presidiu a missa, durante a qual conferiu o sacramento da Crisma a 101 jovens e adultos da comunidade, sendo que 19 também receberam 1ª Eucaristia.

Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora  

 

Conselho Paroquial de Economia e Administração e Comissão de reforma da matriz 

Santa Missa de 1ª Comunhão e Crisma

5º Dia

No domingo, dia 26, último dia de visita, Padre Agnaldo acompanhou Dom Arnaldo na reunião com os membros do COLOCO, feminino e masculino.
Em seguida, para o encerramento da visita do Bispo, Dom Arnaldo presidiu missa com as crianças, na Igreja matriz. Junto aos pequeninos, Dom Arnaldo cantou, dançou e encantou as crianças, que o rodearam no altar. Durante a homilia, elas responderam a várias perguntas do bispo e também fizeram perguntas.

COLOCO  Feminino e Masculino

Missa de encerramento com as crianças

 

 FOTOS: Regina Ming, Eduarda Tavares, Cristiane Raggio, Mariana Cornelio, Samara Nascimento

 

Rolar para cima
Rolar para cima