O Hospital Universitário de Jundiaí comemorou 20 anos de existência, no dia 3 de outubro, com Missa em Ação de Graças, presidida pelo Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Cavalheiro Neto. Concelebraram os Padres Márcio Felipe de Souza Alves, Pároco do Santuário Diocesano Santa Rita de Cássia, e Clovis Wilson Fontenla, Capelão dos Hospitais de Jundiaí.
A celebração que aconteceu no auditório, reuniu pacientes, profissionais de saúde e autoridades locais.
Momento especial e de emoção foi a exibição de um vídeo com as realizações do hospital foi exibido, destacando a importância da instituição para a comunidade, ao longo das duas últimas décadas.
Profissionais de saúde de diversos departamentos foram homenageados em reconhecimento ao seu comprometimento e dedicação. Entre eles, Cibele Ertl, coordenadora de enfermagem; Maria de Jesus Tonetti Candido, técnica de enfermagem; Edna Barreto Viana, também técnica de enfermagem; Dr. Ricardo Tedesco, obstetra; Dra. Karayna Fernandes, representando a Ginecologia; Dr. Fernando Meletti, anestesista; Dr. Saulo Duarte Passos, pediatra; Dr. Marco Antônio Herculano, cirurgião; Dr. Nelson Lourenço Maia Filho, ex-diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí à época da inauguração do Hospital Universitário; Miguel Haddad, ex-prefeito de Jundiaí e atual gestor de Governo e Finanças de Jundiaí; e Dr. José Antônio Parismochi.
A apresentação de duas jovens que nasceram no hospital, nos meses de outubro e novembro de 2003, também emocionou os presentes. Raquel Vaz Bittencourt Aranha e Bruna Loreno, agora com quase 20 anos, expressaram sua gratidão pelo acolhimento que receberam no HU. Raquel lembrou que já foi uma bebê no local e reconheceu o trabalho árduo de todos os funcionários, dizendo: “Sei que vocês não trabalham sozinhos neste hospital e que as orações estão estampadas em cada trabalhador deste lugar”.
O Dr. Itibagi Rocha Machado, superintendente do HU, falou sobre as reformas realizadas ao longo dos anos e agradeceu às três pessoas que lutaram para tornar o hospital uma realidade: Miguel Haddad, Nelson Maia Filho e José Antônio Parismochi.
O diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Evaldo Marchi, anunciou as próximas iniciativas, que incluem a reforma e adequação dos quartos de seis leitos; a construção de um pronto-socorro de Ginecologia e Obstetrícia e um novo Centro Cirúrgico, mostrando o compromisso contínuo com a excelência no atendimento.
O vereador Val Freitas, representante da Câmara Municipal de Jundiaí, destacou as 72 mil crianças que nasceram no HU ao longo de duas décadas e enalteceu a vocação da instituição em trazer e defender a vida.
Miguel Haddad recordou os desafios enfrentados para construir um hospital em Jundiaí e ressaltou a responsabilidade envolvida nesse empreendimento. Ele também mencionou o pedido de Nelson Maia Filho para criação de um novo hospital em Jundiaí que atendesse à Faculdade de Medicina de Jundiaí e à população.
José Antônio Parismochi salientou o investimento contínuo nas pessoas e elogiou a qualidade do atendimento do hospital, que realiza quase 400 partos todos os meses. Ele destacou a coragem de Miguel Haddad e Nelson Maia Filho ao implantar o hospital há 20 anos.
A cerimônia terminou com o descerramento da placa, que oficialmente inaugurou o espaço de alimentação do hospital, marcando o compromisso contínuo do HU de Jundiaí com a comunidade e a saúde de qualidade.
Assessoria de Comunicação do Hospital Universitário