Neste dia 19 de dezembro, a Paróquia-Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Jundiaí, acolheu concelebração eucarística de ordenação presbiteral de dois novos presbíteros, os diáconos Bruno Medraño, 26, e Leonardo da Silva Prado, 27.
Foi uma celebração marcada pela espiritualidade profunda, onde cada gesto expressou a ação silenciosa do Espírito Santo que continua a suscitar vocações na Igreja. Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano, presidiu o rito com a serenidade e a firmeza de um pastor que acompanha com carinho o nascimento de novos irmãos no ministério sacerdotal. Pela imposição das mãos e pela Prece de Ordenação, a comunidade sentiu o pulsar renovado do coração da Igreja, que acolhe com alegria e esperança seus mais novos presbíteros.
Uma festa de fé e comunhão
Familiares e amigos dos ordenandos e grande número de fiéis, além de padres, diáconos, religiosos (as) e seminaristas testemunharam a alegria da Igreja Particular de Jundiaí em receber dois novos pastores, servidores do Evangelho.
Em sua homilia, Dom Arnaldo refletiu sobre a fidelidade como compromisso eterno com Deus e com a Igreja. E exortou os ordenandos Bruno e Leonardo para apascentar suas ovelhas com amor, tendo Cristo como único modelo presbiteral. “A fidelidade de um padre se revela no zelo pelas ovelhas que lhes são confiadas.”, disse o bispo.
Dom Arnaldo recordou ainda a fidelidade pela tradição da Igreja, legado que se revela com o auxílio do Espírito Santo. “Não se trata da transmissão de coisas mortas! busquem na tradição da Igreja a fonte viva do ministério de vocês, pois, aquele que vos chamou é fiel, é fiel… Fiel é aquele que vos chamou! “.
Rito de Ordenação
Bruno e Leonardo manifestaram publicamente seu desejo e compromisso de servir ao Povo de Deus. Em seguida, a assembleia rezou a ladainha dos santos invocando a intercessão dos santos, pedindo a proteção e a ajuda divina para os candidatos. Com a Imposição das mãos e prece de ordenação, Dom Arnaldo suplicou a ação do Espírito santo sobre Bruno e Leonardo, a quem conferiu o ministério sacerdortal.
Os novos presbíteros foram revestidos de Cristo e, em seguida, com estola e casula. Bruno foi paramentado pelo padre Leandro Megeto, enquanto Leonardo recebeu as vestes pelas mãos dos padres Enéas de Camargo Bête e Anderson Ricardo da Silva.

“Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec!”
Após a unção das mãos dos novos presbíteros, Dom Arnaldo apresentou-os à assembleia, sendo então aclamados num momento especial de profundo significado e emoção.
Por fim, o Bispo entregou a patena e o cálice aos novos presbíteros, como sinal da participação na celebração eucarística e a sua responsabilidade de alimentar o povo de Deus com o Corpo e Sangue de Cristo.
Novos Presbíteros
Padre Bruno Medraño leva consigo o lema de Jesus a Pedro — “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17) — o neossacerdote apresentou-se diante do altar oferecendo a própria vida. Seu lema, cheio de ternura e responsabilidade pastoral, ecoou no templo como um compromisso de proximidade com o povo, especialmente os que mais precisam de cuidado, escuta e presença.
A espiritualidade de Bruno se manifestou no olhar confiante e na entrega simples, como alguém que acolhe com humildade a missão de pastor.
Padre Leonardo Prado, inspirado pelo salmo (Sl 39/40) – “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!” – Padre Leo revelou uma alegria silenciosa, mas intensa. Seu lema recorda que a vocação sacerdotal nasce primeiro no coração de Deus e encontra eco no coração humano disposto a dizer “sim”.
Leonardo apresentou-se com um espírito de prontidão, desejoso de ser instrumento da vontade divina junto às comunidades que irá servir.
Início de Missão
Como presbíteros, Pe. Bruno Medraño e Pe. Leonardo da Silva Prado iniciam seu ministério confiados à proteção amorosa de Nossa Senhora Aparecida.
Padre Bruno servirá como Vigário Paroquial na Paróquia-Santuário Santa Rita de Cássia, em Jundiaí. A Missa de Início de missão está marcada para o próximo dia 25 de janeiro de 2026, às 18h30.
O Padre Leonardo segue para a Paróquia São Francisco de Assis, em Campo Limpo Paulista. A Missa de Início de Missão será no dia em 18 de janeiro de 2026, às 9h.
Que o Espírito Santo os conduza com firmeza e doçura.
Que suas vidas sejam reflexo da misericórdia de Cristo e que cada gesto pastoral seja fonte de consolo, paz e esperança.
Fotos: Equipe Pascom, composta por agentes de várias paróquias dioceanas.









