/
Diretoria da Cáritas Diocesana vista Cáritas Interparoquial de Salto

Diretoria da Cáritas Diocesana vista Cáritas Interparoquial de Salto

Neste ano de 2023, a Diretoria da Cáritas Diocesana está realizando visitas às entidades beneficentes associadas, fortalecendo os vínculos e articulando uma grande rede de solidariedade em toda a Diocese de Jundiaí.

No dia 16 de maio, Padre Joaquim de Souza Filho, diretor presidente da Cáritas, e a coordenadora Maria Rosangela Moretti estiveram em visita à Cáritas Interparoquial de Salto, onde participaram da Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas das atividades realizadas em 2022.

A Cáritas Interparoquial de Salto é uma organização da sociedade civil, constituída em 2005, integrando as Pastorais Sociais das Paróquias saltenses, com a finalidade de atendimento, assessoramento e garantia de direitos na área da assistência social. Atualmente o Diretor Presidente é o Padre Agnaldo Tavares Ribeiro.

A Cáritas de Salto faz parte da rede Cáritas Brasileira, sendo associada à Cáritas Diocesana de Jundiaí, atua como o braço social da Igreja e tem como missão defender e promover a vida, participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social. Tem um lindo trabalho de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social e articulação das pastorais sociais das seis paróquias da cidade de Salto.

Atividades são realizadas no Núcleo Marília, um espaço muito bonito, com várias salas e espaços para oficinas onde a Organização realiza suas atividades atendendo 150 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade, e 94 famílias, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), de segunda a sexta-feira.

Desenvolve outros programas e projetos de promoção socioassistencial às famílias, através de oficinas diárias: do raciocínio, recriar, judô, balé, informática, violão, banda rítmica, solução jovem, conta pra mim, zumba e Laços de amor (canguru e carinho de mãe). E os Projetos: Recriando e Bombrincar.

Padre Joaquim e Rosangela foram acolhidos por membros da Diretoria e fundadoras da Cáritas, Sra. Celia Regina Mosca Bergantin, Nora Garcia Perina e Maria Aparecida Marcolino Mião, e pela coordenadora Claudimara Rita Santa Rosa, que apresentaram os trabalhos realizados e toda a estrutura do prédio.

Ao final da visita, Padre Agnaldo esteve na Cáritas e fez a abertura da Assembleia Geral Ordinária, que teve como principal objetivo apresentar os relatórios de atividades, balanço patrimonial de 2022 e plano de ação para o ano em exercício.

A possibilidade de estar na Assembleia Geral possibilitou ter uma visão global de todas as atividades e resultados de promoção das famílias, e garantia dos direitos sociais da comunidade.

 

Texto e fotos: Maria Rosângela Moretti, coordenadora da Cáritas Diocesana de Jundiaí

Compartilhar:

Outras noticias