19 de setembro de 2021

Jundiaí /SP

Diocese realizou primeiro Encontro de Formação para delegados paroquiais

“É necessária uma Igreja em saída, discípula e missionária, que reconhece a presença de Deus na cidade e atua como parceira dele na transformação da sociedade da morte em Reino de Deus no coração do mundo.”

A Diocese de Jundiaí promoveu na noite desta terça-feira, 8 de junho, o primeiro Encontro Diocesano de Formação em preparação à 2ª Sessão para Assembleia Regional de Pastoral.

Mais de 600 pessoas entre padres, seminaristas e delegados paroquiais e membros do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE) participaram da formação, que aconteceu na modalidade on line.

A condução do encontro foi do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, do Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida e do Padre Leandro Megeto, coordenador da Ação Evangelizadora.

Dom Vicente abriu a formação refletindo a Carta aos Filipenses, Capítulo 1, Versículos 3 a 11, que narra o agradecimento do Apóstolo Paulo aos cristãos filipenses pela sua generosidade exortando-os a imitar o amor abnegado de Jesus, uma verdadeira ação de graças pela comunidade.

O Bispo também recordou o caminho percorrido até agora, iniciando com memória dos estudos realizados em 2019 a partir do Documento 109, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023; seguido das Assembleias Regionais realizadas entre os meses de janeiro e março de 2020 e interrompidas por conta da pandemia do coronavírus.

Dom Vicente destacou ainda o modelo sinodal das assembleias: o tema, que será refletido na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa Francisco para o mês de outubro de 2022, exorta para uma Igreja em comunhão e em missão.

Num segundo momento, o Padre Geraldo Bicudo de Almeida partilhou o conteúdo dos primeiros quatro capítulos da Cartilha de Estudos da CNBB, que tem por prioridade a edificação das Comunidades Eclesiais Missionárias.  Comunidades essas, que são iluminadas pela Palavra de Deus, alimentadas pela liturgia e pela vida de oração, incentivando o anúncio missionário de Jesus Cristo, por meio de testemunhos de caridade e de ações em favor da vida das pessoas, da sociedade e do planeta.

O Padre Leandro Megeto apresentou a programação dos próximos Encontros Diocesanos, destacou a Metodologia dos trabalhos e o papel dos delegados e dos membros do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE).

A segunda Formação está marcada para acontecer no dia 22 de junho, às 20h. O assessor do encontro será o Padre Erickson Ramos da Silva.

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Rolar para cima