22 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Diocese promove encontro com agentes pastorais sobre “evangelizar no mundo digital”

A Diocese de Jundiaí promoveu, por meio da Comissão Diocesana do Eixo Comunicação e da Pastoral Diocesana da Comunicação, no dia 11 de maio, um encontro de formação para todas as pessoas envolvidas com a comunicação eclesial, com o tema “Evangelizar no mundo digital: os Influenciadores Católicos”.

Márcia, Pe. Bruno e Isabela foram a equipe que coordena a Pascom da Diocese de Jundiaí.

O Colégio Divino Salvador, em Jundiaí, sediou o evento que reuniu cerca de 150 pessoas entre agentes da Pastoral da Comunicação, padres, diáconos, seminaristas, religiosos(as), comunicadores católicos e coordenadores de pastoral, e contou com a assessoria dos pesquisadores e professores Moisés Sbardelotto, coordenador do “Grupo de Reflexão sobre Comunicação” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB) e colaborador do Instituto Unisinos (IHU); líder do Grupo de Pesquisa José Comblin (PUC_SP) e Alzirinha Rocha de Souza, professora no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP/SP) e coordenadora do Observatório Eclesial Brasil;  e do Pe. Tiago Barbosa, assessor da Pascom do Regional Sul 1 da CNBB.

O objetivo da formação foi o de proporcionar um espaço de reflexão em torno da cultural digital, especialmente da atuação dos influenciadores católicos, e sobre a relação de Igreja com esses fenômenos.

A Igreja sabe que, cada vez mais, o uso das redes sociais faz parte da vida das pessoas de todas as idades.  Testemunha também que, muitas vezes, nos espaços das redes sociais, as pessoas são incentivadas, com a garantia do anonimato, a desenvolver discursos e comportamentos violentos, nem sempre baseados em informações verdadeiras. Nesse sentido, as palestras permitiram aos participantes ficarem atentos a lógica que polui o ambiente das redes sociais, a discernir e a desmascarar o mal uso e, especialmente, a encontrar soluções para o bom uso dessas ferramentas. É importante apreciar o mundo digital e reconhecê-lo como parte da vida do homem moderno. No entanto, não se pode esquecer e abandonar a missão primeira do cristão católico de anunciar a pessoa de Jesus Cristo e seus ensinamentos. “É na complementaridade das experiências digitais e físicas que se constroem a vida e a jornada humanas”, afirmou Alzirinha. É tarefa dos agentes de comunicação católicos, dos pasconeiros, oferecer uma comunicação eficiente e nesse sentido todos os envolvidos precisam estar atualizados sobre as novas tendências, as novas formas de comunicação e procurar avançar nesse campo, mas sem esquecer qual é o verdadeiro propósito destas ações.

Para a realização do evento, a Diocese de Jundiaí contou com total apoio do Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, que marcou presença junto ao vigário geral, Padre Carlos José Virillo, e dos Padres Jorge Demarchi, coordenador diocesano do Setor de Comunicação; Sílvio Andrei Rodrigues, assessor de imprensa diocesano; Bruno Bussolini, assessor da Pascom;  Tiago Calçado, diretor de estudos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, e Leandro Megeto, presbítero diocesano e secretário executivo do regional Sul 1 da CNBB

A iniciativa contou ainda com o apoio institucional do Regional Sul 1 da CNBB, Pascom Brasil, Pascom CNBB Sul 1, Pascom Sub-Região Sorocaba (Arquidiocese de Sorocaba e Dioceses de Itapeva, Itapetininga, Registro e Jundiaí), Pascom da Arquidiocese de Campinas, Pascom da Diocese de Bragança Paulista e Editora Ideias & Letras.

A edição 589 da revista diocesana O VERBO trará matéria completa sobre o encontro.

 

Rolar para cima
Rolar para cima