Diocese presente no 1º Congresso Mundial da Pessoa Idosa no Vaticano

“A riqueza dos anos é riqueza das pessoas, de cada pessoa que que tem muitos anos de vida, experiência e história. É o tesouro precioso que toma forma no percurso da vida de cada homem e mulher, qualquer que seja a sua origem, proveniência, condição social ou econômica. A vida é um dom, e quando é longa é um privilégio, para si e para os outros. Por isso, agradeço a todos que dedicam energias pastorais às pessoas Idosas. Não tenha medo, tome iniciativas, ajude seus Bispos e dioceses a promover o serviço pastoral dos Idosos e aos idosos. Não desanime, vá em frente! O Dicastério para Leigos, Família e Vida, continuará a acompanhá-lo neste trabalho!” Este foi um trecho do discurso do Papa Francisco, na audiência de encerramento do I Congresso Mundial da Pessoa Idosa, realizado no Vaticano, entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2020, com o tema: “A Riqueza dos Anos”.

Participaram do evento bispos, padres, religiosos, religiosos e agentes pastorais de mais de 50 países, num total de 550 pessoas, sendo que, só do Brasil, eram 169 agentes. A Diocese de Jundiaí enviou o assessor diocesano da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), o Diácono Permanente Mauro Nunes da Silva.

Para o diácono Mauro, “O Congresso foi muito rico em conteúdo, com momentos de grande troca de experiências e confraternização”, declarou.

O encerramento aconteceu, na manhã do dia 31 de janeiro, durante a Santa Missa na Basílica de São Pedro. Após a celebração, o Papa Francisco recebeu os congressistas em audiência e fez questão de cumprimentar a todos, um por um.

A PPI, que tem por coordenadora diocesana Alzira Aparecida Martins, está instalada em 10 paróquias da Diocese de Jundiaí. Atualmente conta com o trabalho generoso e voluntário de 90 agentes e assiste cerca de 280 idosos. Está presente ainda nos Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa nos municípios de Jundiaí, Santana de Parnaíba, Várzea Paulista, e em fase de implantação no Conselho Municipal de Cajamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *