30 de junho de 2022

Jundiaí /SP

Diocese incentiva a retomada dos Grupos de Rua, agora chamados Grupos Eclesiais Missionários

A Diocese de Jundiaí busca incessantemente manter o estado de missão de sua comunidade de fiéis, por meio das atividades de evangelização nas 66 paróquias diocesanas e uma quase-paróquia.

Após dois anos da pandemia da Covid-19 as paróquias diocesanas retomaram as missas presenciais e demais celebrações dos sacramentos, bem como, os fiéis católicos foram convidados para retomarem as atividades de evangelização dos antigos Grupos de Rua, agora chamados Grupos Eclesiais Missionários (GEM).

Nesse sentido, as paróquias estão sendo convidadas a estimular e a organizar os seus próprios grupos a viverem essa experiência, pois é mais uma oportunidade de conhecer, meditar e melhor viver a Palavra de Deus.

Exemplo recente nos deu a Paróquia-Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.  No último domingo, dia 1º de maio, o Pároco, Padre Carlos José Virillo, presidiu a Santa missa de envio e bênção de 25 novos coordenadores de Grupos Eclesiais, que estão retomando as atividades nas ruas dos setores missionários da Paróquia, a partir deste mês.

“Nossa Igreja nasceu nas casas daqueles que aceitaram o seguimento de Jesus. Portanto, é exatamente esse o elo que une a experiência primitiva e a de tantos grupos de rua: ser Igreja de casa em casa, Igreja que vai ao encontro das pessoas lá onde elas vivem o seu dia a dia. A casa se configura como espaço privilegiado de evangelização, lugar propício da experiência com Jesus, o qual impele os que a fazem a passar a boa-nova para a frente (Mt 8,14). Era nas casas que acontecia a celebração da ceia, onde se mantinha viva a memória do Ressuscitado (Lc 22,11-12; Mt 26,18). E a experiência da formação, também se dava nas casas. Os grupos de rua, como são formados nos dias de hoje, configuram-se como Igreja nas casas, Igreja de casa em casa, verdadeiras sementes de novas comunidades e fonte geradora de novas lideranças. (cf. Grupos de rua: espaço para o exercício da colegialidade na Igreja – Pe. Manoel Godoy)

E com a certeza de que esta é uma proposta que em muito contribui para a formação das comunidades e para as famílias em torno da Palavra de Deus, a Diocese de Jundiaí disponibiliza o material dos Grupos Eclesiais Missionários (GEM), de autoria do Padre Venílton Calheiros e produzido pelo Setor de Comunicação da Diocese de Jundiaí.

O material tem por base o Catecismo da Igreja Católica e a metodologia utilizada é a mesma do Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA), tanto para os que já são inseridos na comunidade cristã, como também para os não iniciados, envolvendo assim o maior número de participantes nestes Grupos (cf.  Plano Diocesano da Ação Evangelizadora 2022).

E para utilizar o material, basta solicitar ao Setor de Comunicação a quantidade de exemplares de que necessita (Para mais informações entre em contato com o Setor de Comunicação da Diocese de Jundiaí, pelo e-mail: [email protected] ou ligue para 4583-7474 – Ramais 7480, 7488 ou 7496).

“Portanto, se quisermos uma Igreja nova, com paróquias renovadas, como rede de comunidades ou comunidade de comunidades, precisamos multiplicar os pequenos grupos de cristãos que, em torno da Palavra de Deus, se unem e se reúnem para iluminar sua prática. Conhecendo cada vez mais a prática de Jesus, os cristãos vão construindo a própria vida e orientando suas ações por tudo o que Jesus falou e fez. Essa simples experiência vivida nos grupos de rua é semente de de nova liderança nas comunidades”. (Revista Vida Pastoral / ano 55 – número 294).

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima