27 de outubro de 2020

Jundiaí /SP

Diocese envia Padre Alberto Simionato para estudar em Roma

Após um ano e meio como Pároco da Paróquia-Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Jundiaí, o Padre Alberto Simionato deixa a Diocese de Jundiaí pelos próximos dois anos. O presbítero segue para Roma para aprofundamento nos estudos da filosofia, onde cursará o Mestrado, na Universidade Gregoriana em Roma.

Padre Alberto residirá no Colégio Pio Brasileiro, onde atualmente residem 73 sacerdotes de todo Brasil.

Sobre o Colégio Pio Brasileiro

O Pontifício Colégio Pio Brasileiro (em italiano Pontificio Collegio Pio Brasiliano) é um colégio sediado em Roma (Itália) mantido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e administrado por um Conselho de Direção, dedicado à formação permanente de presbíteros diocesanos do Brasil e de outros países. Ele foi inaugurado a 3 de abril de 1934, por vontade do Papa Pio XI. Durante sua visita ao colégio em 1982, São João Paulo II disse que o Colégio Pio Brasileiro constitui “um pedaço do Brasil em Roma”.

Sobre o novo desafio e expectativas

O sacerdote falou com a equipe de reportagem de O VERBO e disse acreditar que “A experiência de vida partilhada com padres de todo Brasil e os estudos na área da filosofia serão um desafio” que ele aceitou “Em nome da Igreja que está em Jundiaí”.

O presbítero considera ainda que esse tempo será marcado por “uma mudança radical de vida: morar em outro país, ainda mais na cidade de Roma que segundo a história é o coração histórico da Igreja”.

Sobre deixar o Santuário, Padre Alberto deixa suas contribuições durante seu período que exerceu o ofício de Pároco e muitas palavras de gratidão pelo tempo que atuou na casa da Mãe Aparecida. “Levo marcado no meu coração a alegria de saber que ser padre em tempos atuais é sempre um desafio, não podemos nos apegar ou considerar que nossa vida nos pertença. Servir a Jesus, nosso Divino Mestre é ter sempre um apelo ao desapego, ao abandono e a esperança de que nos basta a Graça d’Ele, pois o como diz o Salmo 55, 22: “confia tuas preocupações ao Senhor, e Ele cuidará de ti”.

Em sua caminhada como cristão e sacerdote, Padre Alberto sempre teve a certeza de que é Deus que vai nos guiando e que a caminhada somos nós que fazemos, mas é certo de que é Deus que vai nos direcionando.

Padre Alberto também fez questão de dar as boas-vindas ao novo Pároco do Santuário, Padre Carlos José Virillo, “Padre Carlos, você foi o escolhido de Deus para ser Pastor deste rebanho, te desejo felicidades e que você faça a experiência do Cristo e entregue  Cristo a todos. Que Nossa Senhora o guarde, o proteja ao longo deste seu ministério. Maria serviu a Cristo com alegria, que você seja este servo, um humilde servidor de Maria para que cada palavra, cada gesto, cada atitude de pastor e pároco possa edificar o reino de Deus no coração de todos. Que seja feliz neste Santuário. Estaremos unidos no altar do Senhor”.

Padre Carlos José Virillo foi apresentado à comunidade no último dia 31 de julho, durante missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa. Ele foi eleito o 9° Pároco e 7° Reitor, da Paróquia- Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.

Por fim, Padre Alberto agradeceu ao nosso Bispo e pediu orações: “Agradeço a Dom Vicente e a Diocese de Jundiaí esse voto de confiança e peço que todos elevem a Virgem Santíssima uma prece em favor de meu ministério e meus estudos”.

Padre Alberto Siminonato embarca para Roma no próximo dia 22 de agosto.

Siga feliz nesta nova etapa. A Diocese estará unida em oração por você, padre!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima