Na manhã de 16 de maio, aconteceu na Cúria Diocesana, o encontro de Dom Vicente Costa com os políticos das cidades que formam a Diocese de Jundiaí. O objetivo destes encontros, que acontecem duas vezes por ano, é refletir sobre a realidade da sociedade, olhando especialmente para a situação dos menos favorecidos e debater sobre como a Igreja e o Estado podem atuar juntos para promover a dignidade humana, a justiça e a fraternidade.
Após dois anos sem acontecer em razão da pandemia de Covid-19, o evento foi momento de reencontro em que prevaleceu a escuta e o diálogo entre os participantes. Ao todo, estiveram presentes 70 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, agentes da Pastoral da Educação e da Pastoral Fé e Política e integrantes do Centro Diocesano de Formação para o Laicato.
O tema escolhido para o encontro foi ‘Educação’, tendo como gancho a Campanha da Fraternidade 2022 que teve como lema ‘Fala com amor, ensina com sabedoria’. O assessor foi Vinícius Paiva, vice-presidente do Instituto Malagodi, uma associação da sociedade civil que atua na promoção da Família e em Defesa da Vida, em todas as dimensões da sociedade, através da formação integral do ser humano, fundamentados na doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.
Um dos destaques da explanação de Vinícius foi o Pacto Educativo Global lançado pelo Papa Francisco em 12 de setembro de 2019, ressaltando que a educação sempre foi uma preocupação da Igreja Católica. Ele apresentou os documentos dos Papas sobre o assunto e falou brevemente sobre o trabalho da Congregação para Educação Católica da Santa Sé.
Ao final do encontro, sob a mediação de Maria Angela Palma Ribeiro, secretária executiva do Centro de Formação para o Laicato, os participantes puderam partilhar os desafios, conquistas e anseios a respeitos das questões de Políticas Públicas para Educação nos municípios.