Nos dias 22 a 24 de agosto a Diocese de Jundiaí marcou presença no Encontro Estadual de Liturgia, realizado na Casa São José, em Sorocaba, que reuniu clérigos e leigos de todo o estado de São Paulo (Regional Sul 1 da CNBB) para discutir o tema: A Música Litúrgica na Nova Edição do Missal Romano: princípios, critérios e práticas celebrativas. O encontro foi promovido pela Comissão de Liturgia do Regional Sul 1 da CNBB e assessorado pelo Prof. Clayton Dias, da Arquidiocese de Campinas.
Representando a Diocese de Jundiaí, estiveram presentes o Padre Elias Pavan, Assessor Diocesano da Comissão Diocesana de Música Litúrgica e Ângela Steck, da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antonio (Louveira), também pertencente à Comissão. Juntos também estavam músicos de algumas paróquias da Diocese: José Ricardo Felisberto, da Paróquia São Luiz Gonzaga (Itu), Aparecida Vitor Souza Silva, da Paróquia Santo Antonio (Várzea Paulista) e Tiago Augusto Camilo e Ivone Ferreira de Souza, da Paróquia São Pedro (Santana de Parnaíba).
No encontro, o Prof. Clayton, que ajudou na edição da nova tradução do Missal Romano para o português, falou sobre o processo de desenvolvimento da música na liturgia, à luz dessa nova edição do Missal. Também teve a ocasião de aprofundar o tema da música na celebração da eucaristia, a partir de cada tipo presente na liturgia.
No final do encontro, os representantes de cada uma das sete Províncias Eclesiásticas do estado de São Paulo se reuniram para discutir sobre as demandas que possuem no campo da música litúrgica e, visando uma articulação mais próxima entre si e com a Comissão de Liturgia da CNBB, elegeram um representante para integrar a equipe de reflexão do Regional. O representante da Província Eclesiástica de Sorocaba, à qual pertence a Diocese de Jundiaí, foi o Pe. Carlos Alberto de Moraes Machado, da Diocese de Itapetininga.