A Diocese de Jundiaí participou do 1º Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), realizado entre os dias 27 e 29 de setembro no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). O evento, que reuniu cerca de 800 participantes de todo o Brasil, trouxe como tema inspirador “IAM com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9). Representando a Diocese de Jundiaí, estiveram presentes a Assessora Diocesana da IAM, Maria Francisca Loschi, Irmã Maria Nilva, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e três adolescentes da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antônio, de Louveira (SP).
“A acolhida no aeroporto, feita por membros da equipe estadual, foi só o começo de um congresso muito bem organizado. Fomos recebidos com tanto carinho, e cada momento foi preparado com amor. Desde o lançamento do livro da ex-secretária nacional, Irmã Patricia, até os temas apresentados por Padre Antônio Niemiec e Dom Maurício Jardim, tudo contribuiu para renovar em nós o ardor missionário”, relatou Maria Francisca, entusiasmada com a experiência. O evento também foi uma oportunidade de conhecer o novo Secretário Nacional da IAM, Padre Vagner, que um dia já foi uma criança missionária. “Foi emocionante poder conversar com ele e sentir essa continuidade na obra missionária. Sua trajetória é um testemunho vivo do poder transformador da missão”, destacou a assessora diocesana.



Heloísa Cordeiro, uma das adolescentes participantes, compartilhou sua experiência com gratidão e alegria: “Entre tantas coisas que vivenciamos nesse Congresso Nacional, eu trouxe para casa comigo muita alegria e coragem para acreditar em mim e no potencial das crianças e adolescentes. Com a força do Espírito, vamos convidar a todos e testemunhar o Cristo!”, afirmou, com a determinação característica da juventude missionária.
Ágatha Michelle, também da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, reforçou a importância dos laços criados durante o congresso: “O que mais me marcou foi o fato de poder conhecer novas pessoas e rever as que já conhecia. Sou muito grata pelo carinho de todos que organizaram este evento tão esperado. Foi uma experiência transformadora”.





Maria Francisca, que há anos participa da obra pontifícia, finalizou: “Tenho muito orgulho de pertencer a essa missão. Estar neste congresso tão sonhado e esperado foi uma alegria imensa. Volto para a Diocese com um ardor missionário renovado e sou grata às paróquias e famílias que tornaram esse sonho possível. De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!”.
PODCAST
Durante o Congresso, houve a transmissão ao vivo do podcast oficial das Pontifícias Obras Missionárias, o PodPOM, com a participação especial das adolescentes de nossa Diocese!
Assista ao episódio no YouTube: