26 de outubro de 2020

Jundiaí /SP

Diocese de Jundiaí inaugura “Casa dos Presbíteros São João Maria Vianney”

Colaboração: Eduardo Sona – PASCOM Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Louveira

No sábado, 7 de março, nossa Diocese vivenciou dois importantes eventos. A comemoração dos dez anos do Início de Missão de Dom Vicente Costa como quinto Bispo Diocesano de Jundiaí, e a tão esperada inauguração da “Casa dos Presbíteros São João Maria Vianney”, localizada no Bairro do Corrupira em Jundiaí. Um marco importante que será um local de acolhida e cuidado, sendo residência dos Padres idosos e enfermos de nossa Diocese. Além de ser um local de descanso e confraternização do Clero. Sonho que agora torna-se realidade, pela dedicação de muitas pessoas e pela doação dos diocesanos e diocesanas, povo fiel que sustenta com orações e doações a Missão da Igreja. Desejo do coração do Bispo? Mais do que isso! Desejo do Coração de Deus!

A Missa de Inauguração, foi realizada nas dependências da nova casa, presidida pelo Bispo e concelebrada pelos Padres da Diocese, com a participação de Diáconos, Religiosas, Seminaristas e muitos familiares e amigos dos padres que formarão a primeira comunidade da casa. Na homilia, Dom Vicente reforçou a importância do local: “Esse local mostra a fidelidade da nossa Diocese para com os padres que doam suas vidas pela palavra de Deus. É fundamental que a Diocese cuide de seus padres. Aqui será um local para os doentes, idosos e para aqueles que queiram apenas orar ou descansar”.

O espaço, que antes funcionou como um Seminário da Congregação dos Oblatos de Maria Virgem, conta com dezesseis quartos, sendo que quatro deles foram totalmente adaptados para pessoas com deficiências e idosos, uma sala de fisioterapia, cozinha, sala social e uma Capela. Após a Missa, realizada no espaço festivo, o Bispo acompanhado de todos os presentes, transladou o Santíssimo Sacramento para a Capela, abençoando o novo Sacrário e inaugurando por primeiro o Coração de toda a Casa. Na sequência foi descerrada a placa comemorativa, seguindo da Bênção e aspersão das novas dependências.

A administração será realizada pelo Padre Jorge Demarchi, Coordenador da Pastoral Presbiteral na Diocese. Para ele: “esse é o início de uma jornada onde todos terão que aprender juntos”. E “que a casa não é isolada, sendo aberta à visitação de familiares, amigos e pessoas próximas aos Padres”. Ele também explicou como será o funcionamento da Casa: “A Casa dos Presbíteros foi pensada com dois objetivos: um para ser moradia para os Padres, pensando principalmente nos Padres idosos e enfermos que vamos acolher e atender. Ela também será um espaço de encontro e lazer para todos os Padres da Diocese. Temos uma área própria para isso onde os Padres possam se encontrar e descansar”.

Sobre a nova Casa, Dom Vicente afirmou: “Esta casa seria como Betânia. Assim como Jesus andava e certamente se cansava, de vez em quando ia na casa de Lázaro e as irmãs Maria e Marta, esta casa quer ser um lugar onde possa acolher os padres enfermos, idosos, como também um lugar onde os Padres possam se encontrar. É realmente uma casa, que tem como titular ‘São João Maria Vianney, Padroeiro dos Padres’, para que os Padres, após o trabalho e a dedicação à Igreja e ao povo de Deus, possam os idosos ter um merecido descanso, os enfermos ter os cuidados necessários e trazer os Padres para cada vez mais crescermos na fraternidade, como família presbiteral”.

A casa já tem os primeiros integrantes da nova comunidade: Pe. Jorge Demarchi (Administrador), Pe. Roberto Mendes, Pe. João Benedito Pires das Neves, Pe. Noel Teixeira da Silva e Monsenhor Durval de Almeida.

Confira mais fotos clicando aqui

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima