Nesta mesma data, também foi lançado o Regimento Diocesano da Ação Evangelizadora, “fruto de um caminho de discernimento e comunhão”, nas palavras de Dom Arnaldo. “Este documento nasce como instrumento de sinodalidade, expressão concreta do “caminhar juntos” que o Papa Francisco nos convida a viver. Ele não é apenas um conjunto de normas, mas um referencial para a participação ativa de todo o Povo de Deus na missão evangelizadora da Igreja”, afirma.
O regimento busca garantir que cada instância pastoral, cada serviço e cada organismo diocesano atuem de forma integrada, respeitando a diversidade de dons e carismas, mas sempre em unidade com a Igreja particular e em comunhão com a Igreja universal.
Mudanças na Ação Evangelizadora
Afinal, o que é Forania?
É um conjunto de paróquias de uma mesma região. Cada Forania é formada por paróquias do território e organismos diocesanos no território – Seminário, Centro de Formação, Casa dos Presbíteros, Casas Religiosas, etc.
A Forania é coordenada pelo Vigário Forâneo, pelo Coordenador Forâneo da Ação Evangelizadora, pelo Conselho Forâneo e, por fim, párocos, vigários e diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas do território.
Quantas Foranias temos?
A Diocese de Jundiaí está organizada em 5 Foranias: São Marcos, São Lucas, São Mateus, São João Evangelista e São Paulo.




