/
Diálogos sobre o cuidado com a Casa Comum

Diálogos sobre o cuidado com a Casa Comum

Na noite do dia 3 de abril, o auditório da Cúria Diocesana de Jundiaí transformou-se em espaço privilegiado de escuta, diálogo e partilha. Autoridades do poder público, representantes da sociedade civil, lideranças religiosas e membros das pastorais sociais reuniram-se para a apresentação da Campanha da Fraternidade (CF) de 2025.

O encontro foi conduzido por Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano, e reuniu padres, diáconos, religiosas e agentes de pastoral de diversas cidades da Diocese.

O encontro reuniu cerca de 70 participantes no auditório da Cúria Diocesana, em Jundiaí.

No centro das atenções da noite, a palestra de Paulo Roberto Franchi Dutra, mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, trouxe profundidade à reflexão, apresentando experiências concretas do Projeto “Território Vivo”, desenvolvido em Itu. Com sensibilidade e clareza, o palestrante provocou a reflexão sobre uma ecologia integral — que contempla o ambiente, a pessoa humana e as relações sociais.

Dom Arnaldo entrega exemplar do Texto-Base da CF 2025 para Paulo Roberto.

A escuta atenta, provocada pela voz da Igreja no Brasil através da Campanha da Fraternidade, também ecoou nos plenários legislativos da Diocese de Jundiaí.

 

Em Salto, uma proposta de mobilização

Na Câmara Municipal da Estância Turística de Salto, a apresentação da CF aconteceu durante a sessão do dia 25 de fevereiro. Padre Carlos Marchesani, Pároco da Paróquia São Benedito, acompanhado do Diácono José Carlos Pascoal, levou ao plenário uma palavra sobre a urgência da justiça social e o cuidado com o meio ambiente. Em sua fala, reforçou a importância das ações comunitárias propostas pelo Texto-Base da Campanha e destacou a necessidade de uma educação ambiental que comece nos lares, se estenda às escolas e permeie todas as instituições.

Os vereadores, em suas manifestações, reconheceram o papel da Igreja e a atualidade do tema. Como gesto simbólico, foi entregue ao presidente da Câmara, Vereador Clayton Aparecido dos Santos, um exemplar do Texto-Base da CF.

 

Em Várzea Paulista, união de paróquias e poder público

A Câmara Municipal de Várzea Paulista recebeu representantes da CF em sessão extraordinária no dia 4 de abril, em uma expressão concreta de corresponsabilidade pelo bem comum.

A presença do Padre Adeilson Rodrigues dos Santos, da Paróquia São Francisco de Assis, do Padre Cícero Charles Alves Vidal dos Santos, SDS, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, e de agentes pastorais das comunidades da cidade evidenciou a força do trabalho pastoral em rede — uma missão que se amplia quando encontra eco no espaço público e nas instituições políticas.

Vereador Tio Fabiano Lima, representando o Presidente da Câmara, Padres Cícero Charles e Adeilson Rodrigues, Vice-prefeito João Paulo e Diácono Hudele.

 

Em Jundiaí, o apelo por um novo olhar

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Jundiaí no dia 8 de abril, a voz da Igreja ressoou por meio do Padre Silvio Andrei, Assessor Diocesano para Assuntos Políticos e Porta-voz da Diocese.

Representando Dom Arnaldo, Pe. Silvio destacou o cuidado com a Criação como dever de todos os cidadãos, com especial responsabilidade para aqueles que exercem funções públicas, e reforçou o chamado à conversão ecológica e à adoção de políticas públicas que protejam a vida em todas as suas formas.

Aos vereadores e ao público presente, fez um convite: “Que esta Campanha inspire atitudes concretas em favor da nossa Casa Comum, sem esquecer que o primeiro passo é sempre a escuta sincera do clamor da Terra e dos pobres”.

O Pe. Silvio destacou o cuidado com a Criação como dever de todos os cidadãos.

Para assistir o vídeo sobre o encontro, acesse: www.instagram.com/p/DICaO6ggTIM/

 

em Itupeva, debate à luz do cristianismo

 

A Câmara Municipal de Itupeva sediou, na noite do dia 7 de maio, das 19h às 21h, momentos de reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2025 “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que era tudo muito bom” (Gn 1,31).

Promovido pela Pastoral Fé e Política, o encontro reuniu autoridades, agentes de pastorais e movimentos, cristãos leigos e leigas das paroquias de Itupeva, para um momento de diálogo, conscientização e compromisso com a preservação ambiental.

Na apresentação do tema e do lema, o seminaristsa João Vítor Delpoio, à luz do texto base da Campanha fez uma profunda explanação sobre a importância de integrar espiritualidade, justiça social e cuidado ambiental na vida cotidiana. Ele ressaltou entre outros pontos, a ne3cessidade de conversão ecológica proposta pela igreja, a atual crise ambiental global e a missão dos cristãos de atuar em defesa da casa comum, da justiça ecológica inspirados pelo espírito de fraternidade e amor à vida.

Ele ainda ressaltou que a Campanha da Fraternidade é a mais longeva campanha realizada no Brasil, que ao longo de mais de seis décadas de existência, esta é a oitava vez que o tema fala sobre meio ambiente e ecologia, que essa 61ª edição está inserida no contexto dos 10 anos da Encíclica Lauto SI, dos 800 Anos do Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis e da realização da COP-30 no Brasil, reforçando a urgência mobilização da sociedade em escala planetária.

No encerramento do evento todos foram convidados, em pé, a fazer a Oração da Campanha da Fraternidade 2025, seguido da bênção final ministrada pelo padre Fábio e diácono Ademir.

 

Compartilhar:

Outras noticias