1 de novembro de 2023

Jundiaí /SP

Diáconos e esposas participam de Retiro em Itaici

O Retiro Anual Espiritual Canônico para Diáconos e Esposas da Diocese de Jundiaí (SP), aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, no Mosteiro Jesuíta de Itaici, em Indaiatuba (SP).

O pregador do Retiro foi o Bispo Emérito de Jundiaí, Dom Vicente Costa. Também ministrou palestra o Pe. Agnaldo Tavares Ribeiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, de Salto, e Assessor Diocesano da Comissão Diocesana de Diáconos Permanentes.

Dom Vicente trouxe para meditação e reflexão o tema “Chamados ao Encontro Pessoal com Jesus Cristo” (Jo 1,35-51). O roteiro teve “A experiência do Encontro” (seguir, apaixonar-se, contagiar outros), “Chamados ao Discipulado” (Jo 4,1-42), “Chamados para a Missão” (Jo 2,1-12) e “Chamados à Gratuidade Divina” (Jo 13,1-17). As meditações seguiram o método da Lectio Divina. Textos do Documento de Aparecida e da Encíclica Evangelii Gaudium foram de fundamental ajuda para as reflexões dos diáconos e esposas.

Padre Agnaldo falou sobre os sinais representativos dos sacramentos, da mudança de vida que promovem. “É preciso fazer a experiência de mudar de vida, de deixar de ter um coração de pedra para um coração de carne. Há pessoas que vêm à Igreja para buscar conforto, encontrar apoio, e são recebidas por pessoas mal humoradas. Os diáconos e os presbíteros precisam ter um coração amoroso, serem acolhedores”, disse. Falou também da necessidade de confessar-se mais vezes, de se preparar para a confissão, de buscar ter um diretor espiritual para ajudar a melhorar de vida. No final da meditação, presidiu uma celebração penitencial.

O encontro terminou com Missa presidida por Dom Vicente e concelebrada pelo Pe. Agnaldo. Após a homilia, Dom Vicente ministrou a Renovação do Sacramento do Matrimônio para os casais participantes e, em seguida, a Renovação do Ministério Diaconal. Participaram 90 diáconos e 78 esposas.

Colaboração: Diácono José Carlos Pascoal – ENAC/CND

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima