28 de março de 2024

Jundiaí /SP

Dia Nacional da Juventude

Jovens são convidados a caminharem com Jesus

“Ouviu e junto com eles caminhou” (Lc 24, 15-17) foi o tema escolhido para o Dia Nacional da Juventude de 2020, celebrado na Diocese de Jundiaí em 27 de setembro. O evento foi transmitido pela página no Facebook e Canal do YouTube do Setor Juventude, com o auxílio da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Itu/ SP.

Nessa edição, o desafio foi desenvolver o tema de maneira criativa no evento realizado no formato digital. Os jovens foram convidados a “refletir sobre nossa resposta ao chamado de Jesus e, com Ele, nos colocarmos à disposição, em caminhada, para juntos com Jesus, construir o Reino dos Céus, entendendo o projeto de vida pessoal que o Senhor nos propõem e olhando para nossos irmãos e comunidades, respeitando cada vida com dom e compromisso”, destaca Pedro Souza, vice coordenador do Setor Juventude.

O evento contou com a animação do Ministério Shekinah e a pregação do Seminarista Cezar Augusto Paiva que enfatizou que caminho de santidade é um projeto de vida que passa pela oração cotidiana, pelo sacramento da penitência, pela Eucaristia que fortalece a alma e, como consequência, o sair em Missão.

A coordenação do Setor Juventude preparou um talk show, o programa “O Agora de Deus”, dividido em três quadros: “Vida: Obra e Amor de Deus”, “Vós Sois o agora de Deus” e “Somos um”, com participações ao vivo e vídeos de Projetos Sociais que destacaram meios de evangelização e protagonismo juvenil no cuidado com a vida humana e a criação.

Durante o DNJ, os jovens puderam conhecer um pouco sobre outros projetos e realidades juvenis presentes na Diocese de Jundiaí, como o projeto Raízes da Evangelização, criado em 2018 pelo Grupo Hesed na Paróquia Nova Jerusalém (Jundiaí); o Movimento Regnum Christi, que tem projetos com crianças, adolescentes, jovens e idosos, através de eventos, construção civil e missão; o Projeto Juventude Vicentina que atua com pessoas excluídas; o projeto TemperAmor, realizado pelos jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Jundiaí), que preparam e distribuem marmitas para pessoas em situação de rua.

Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano sempre presente com a Juventude, também participou do DNJ exortando os jovens sobre a importância de ter na caminhada da vida a companhia de Jesus, que vê as alegrias, as conquistas, os desafios, as decepções que os jovens encontram na vida, na sociedade e na Igreja. O Bispo também recordou as palavras do Papa Francisco sobre como podemos nos curar dessa Pandemia: “de uma crise ou saímos piores ou melhores, a solidariedade é o caminho”, destacou.

O Dia Nacional da Juventude encerrou com a Santa Missa presidida pelo Padre Antônio Ferreira, assessor diocesano da Juventude, que animou: “Jovens, caminhem com o Senhor, abra o seu coração e faça uma experiência, quando o pão é partido, o coração é abrasado, quando o pão é servido, nós somos alimentados, quando a Palavra é proclamada, a alma é edificada…não tenha medo de responder com a vida ao chamado do Senhor”.

“Mesmo celebrando o DNJ de maneira virtual, temos a certeza que muitos corações foram tocados e sentiram o amor de Deus. Estar com jovens e ouvir sobre suas caminhadas e missões na Diocese foi incrível. A Diocese de Jundiaí é repleta de Carismas e dons e nossa juventude exala o perfume de Cristo e todos somos convidados a sermos o agora de Deus”, conclui o seminarista do Setor Juventude, Rafael Araújo.    

Colaboração: Adriana Cássia dos Santos – Secretária do Colegiado Diocesano do Setor Juventude.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima