19 de junho de 2021

Jundiaí /SP

Decreto sobre a retomada das atividades da Ação Evangelizadora

Jundiaí − SP, 25 de maio de 2021

Prot.: 165
Liv.:    21
Pág.:   40

 DECRETO SOBRE A RETOMADA DAS ATIVIDADES DA AÇÃO EVANGELIZADORA NA DIOCESE DE JUNDIAÍ – SP

 Queridos Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas e Povo de Deus presente na Diocese de Jundiaí:

Considerando, diante do desafio da pandemia que enfrentamos, a retomada gradual e responsável de vários setores da sociedade, bem como todos os esforços empreendidos no combate à proliferação do novo Coronavírus assumidos pelas nossas Paróquias e continuando a adotar os rigorosos e absolutamente necessários procedimentos de higienização, por analogia ao Plano São Paulo, DETERMINO:

  1. Que em todas as Paróquias e nas estruturas diocesanas da Diocese de Jundiaí sejam retomadas, na medida do possível, todas as atividades presenciais da Ação Evangelizadora, inclusive as catequeses com as crianças, os jovens e os adultos nos diversos níveis, respeitando sempre todas as normativas do Protocolo Sanitário, a saber:

1.1.    Distanciamento físico de 1,5 metro entre uma pessoa e outra;

1.2.   Participação de, no máximo, 60% da capacidade do ambiente, inclusive para as Missas e demais Celebrações;

1.3.    Uso obrigatório das máscaras em todas as atividades e celebrações;

1.4.    Higienização das mãos com álcool em gel e higienização dos ambientes;

1.5.   As atividades devem terminar até as 22h enquanto durar o toque de restrição.

  1. Que continuem sendo estimuladas as reuniões e encontros que possam ser realizadas por videoconferência a fim de evitar aglomeração. 
  2. Ainda não serão permitidos nenhum tipo de eventos ou festas presencialmente promovidos pelas Paróquias. Recomenda-se, caso seja necessário, o sistema drive-thru. Também continuam suspensas as atividades que necessitem de hospedagem, como Retiros e Convivências. 
  3. Sobre a Solenidade de Corpus Christi: que as Paróquias se organizem para celebrarem com o máximo zelo e adoração esta Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, favorecendo a participação dos fiéis na Missa e com iniciativas de Adoração ao Santíssimo Sacramento. As procissões com os fiéis não serão permitidas. Cada Pároco ou Administrador Paroquial, no entanto, poderá realizar as chamadas “carreatas” ou apenas o Padre conduza o Santíssimo Sacramento, em carro aberto, pelas ruas do território paroquial. Recomendo que as Paróquias organizem nesse dia, junto aos fiéis, uma campanha de doação de alimentos, materiais de higiene pessoal, cobertores e agasalhos para os assistidos de cada Paróquia, bem como ao Fundo Social de Solidariedade de cada Munícipio.

Que este novo Decreto comece a vigorar a partir do dia 01 de junho de 2021.

E os abençoo, de coração, em nome de Jesus, o Bom Pastor

Dom Vicente Costa
Bispo Diocesano de Jundiaí

 

Pe. Lupércio Batista Martins
Chanceler do Bispado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima