Corpus Christi na Diocese

Nesta quinta-feira dia 20 de junho, a Igreja celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa chamada de Corpus Christi.  Dia de louvar a Eucaristia, fonte de vida da Igreja.  “Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.” (Fonte: catequisar.com.br).

Confira a programação para celebrar a Festa de Corpus Christi na Diocese de Jundiaí:

Jundiaí

A região central vai celebrar na Catedral. As sete paróquias que formam a Região Pastoral 1 (região central de Jundiaí) estarão reunidas na Catedral Nossa Senhora do Desterro, e celebrarão a missa às 9h, na Praça do Coreto, atrás da igreja. Após a missa, a tradicional procissão percorrerá as ruas do entorno da Catedral.

O Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, será o presidente de duas celebrações;

Às 9h, no Coreto da Catedral, no centro de Jundiaí. E às 16h45, na Paróquia São João Batista, Ponte São João.

Eloy Chaves: A celebração de Corpus Christi na Paróquia São João Bosco, localizada no Parque Residencial Eloy Chaves, desde 2012, entrou para o Calendário Municipal de Eventos. Trata-se de uma das maiores demonstrações de fé e união dos católicos. Por meio da confecção do tradicional tapete, os fiéis demonstram seu amor por Jesus Cristo. Este ano, a Missa está marcada para as 15h30, seguida da procissão pelas ruas do bairro, saindo da paróquia, passando pela Avenida Carlos Veiga, com encerramento na AMO (Associação de Moradores do Eloy Chaves). 

Todos são convidados para fazerem um Gesto concreto: levar cobertores e roupas de inverno (em bom estado), que serão doados para instituições de caridade e para o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.

Paróquia São José Operário, Missa às 9h30 com procissão.

Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Missa às 18h.

Itu

A comunidade católica de Itu se prepara para a Solenidade de Corpus Christi, que acontecerá na próxima quinta-feira, 20 de junho. No período da manhã, as paróquias realizarão missas nas igrejas matrizes. No período da tarde, às 15h, será celebrada a solene Eucaristia, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária e, em seguida, sairá a procissão, que percorrerá as ruas do centro da cidade, onde serão confeccionados os tapetes. Como acontece há anos, os tapetes serão preparados por voluntários das paróquias, que logo ao raiar do sol, já cobrem as ruas do centro com desenhos e dizeres bíblicos, aguardando a passagem do Santíssimo Sacramento.

A organização estará por conta da família Scalet, que às 6h da manhã estará em frente à Igreja do Carmo, distribuindo e organizando os trabalhos.

Salto

Em Salto, pela manhã serão celebradas missas nas paróquias da cidade. O Padre Marcílio Gragefe preside a celebração no Espaço Missionários Festivo, às 15h, de onde os fiéis das cinco paróquias sairão em procissão  até a Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat, local onde haverá benção na escadaria da igreja. A Paróquia responsável pela organização da celebração na Região Pastoral 8 é a Paróquia Cristo Rei.

Santana de Parnaíba

Com o tema “Eucaristia, fonte de vida para o jovem em missão”, a cidade promove uma das maiores manifestações em louvor ao Corpo de Cristo, do estado de São Paulo.  Missas às 8h30, 10h30, 12h ,15h, esta última seguida de procissão sob 800 metros do tapete de Corpus Christi pelas ruas do Centro Histórico de Santana de Parnaíba.

Cajamar

Paróquia São Sebastião, em Cajamar-centro, a partir das 6h os fiéis reúnem-se para a confecção dos tapetes. – Missa Solene, às 17h, seguida de procissão em direção à Praça Alfredo Sória (Praça do Buraco), onde será dada bênção final. 

Paróquia São Paulo Apóstolo, em Jordanésia, Santa Missa às 8h30 com Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Paróquia Nossa Senhora da Alegria, no Polvilho, Missa às 10h seguida de procissão de fiéis pelas ruas próximas da matriz.

Campo Limpo Paulista

Paróquia Nossa Senhora do Rosário, às 19h30, Missa solene em honra ao Corpo de Cristo.

Paróquia São Francisco de Assis, Missa às 8h30.

Paróquia Santo Antônio, Missa às 10h.

Paróquia Santa Luzia, Missa às 8h.

Cabreúva

Paróquia Jesus de Nazaré, no Jacaré, Missa Solene às 8h30, seguida de procissão de fiéis.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Missa às 16h30.

Bom Jesus de Pirapora

Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus, com o tema “O nosso coração ardeu quando ele partiu o pão!”, durante todo o dia 20 de junho haverá adoração ao Santíssimo Sacramento.

Celebrações às 9h e 11h.

Às 16h30 acontece Missa Solene e Procissão. Ao final, bênção à porta do Santuário.

Várzea Paulista

Paróquia Cristo Redentor, nas Comunidades 8h30, na Matriz 7h e 19h, missa das 19h seguida de procissão até a Praça da Bíblia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *