20 de abril de 2024

Jundiaí /SP

Confira os bispos eleitos na 85ª Assembleia Regional Do Sul 1

A 85º Assembleia Regional dos Bispos do Estado de São Paulo, que acontece no Mosteiro de Itaici, de 30 de maio a 1º de junho, tem caráter eletivo. No dia de ontem, 31 de maio, aconteceram as eleições dos Bispos que assumem as novas missões dentro do Regional.

Confira os eleitos:

PRESIDÊNCIA

Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, será o novo Presidente do Regional Sul 1.

O Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, foi eleito o Vice-Presidente.

 

O Secretário escolhido para o Regional Sul foi Dom Frei Carlos Silva, Bispo Auxiliar de São Paulo.

CONSELHO FISCAL

Composto por três bispos, o Conselho Fiscal do Regional Sul 1 ficou integrado por Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Bispo Diocesano de Lorena; Dom José Valmor César Teixeira, Bispo Diocesano de São José dos Campos; e Dom José Negri, PIME, Bispo Diocesano de Santo Amaro.

Suplentes:

Os Bispos Diocesanos de Jundiaí e de Piracicaba, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e Dom Devair Araújo da Fonseca, ficaram como suplentes do Conselho Fiscal.

CONSER SUL 1

Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Santo André, e o Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, foram escolhidos como suplentes do CONSER Sul 1 no Conselho Permanente.

SUB-REGIÕES

Para favorecer a articulação pastoral, o Regional Sul 1 é dividido em sete sub-regiões, a saber, Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1 (RP 1), Ribeirão Preto 2 (RP 2), Sorocaba e São Paulo. O representante da Sub-região Aparecida será Dom Wilson Luís Angotti Filho, Bispo Diocesano de Taubaté.

Em Botucatu, foi eleito o Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, para a Sub-região pastoral. Da Sub-Região Campinas, será Dom Luiz Carlos Dias o representante. Nas sub-regiões RP 1 e RP 2, foram escolhidos, respectivamente, Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Diocesano de Jaboticabal, e Dom Antônio Emídio Vilar, Bispo Diocesano de São José do Rio Preto.

Na Sub-região Sorocaba, o eleito foi o Bispo Diocesano de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior e, para a Sub-região São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artes e informações:  Pascom I Regional Sul 1 da CNBB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima