8 de agosto de 2020

Jundiaí /SP

Menu

Comunicado Oficial 06-  Novas orientações para a Diocese de Jundiaí

Jundiaí − SP, 08 de junho de 2020.

 

Prot.: 152
Liv.:  20
Pág.: 42

COMUNICADO AO POVO DE DEUS

 Novas orientações para a Diocese de Jundiaí

 Queridos Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas e Povo de Deus presente na Diocese de Jundiaí:

Considerando que o Governo do Estado de São Paulo apresentou um Plano de retomada gradual das atividades (cf. Plano São Paulo, de 27 de maio de 2020);

Considerando que no Plano São Paulo de flexibilização os 11 (onze) Municípios que compõem a Diocese de Jundiaí foram agrupados em 03 (três) fases distintas, a saber:

  1. Fase 1 – Região Metropolitana de São Paulo: Cajamar, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus;
  2. Fase 2 – Região de Campinas: Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira e Cabreúva;
  3. Fase 2 – Região de Sorocaba: Itu e Salto;

Considerando a Nota Técnica Conjunta das Vigilâncias Sanitárias de cada Município do Aglomerado Urbano de Jundiaí e os Decretos de Flexibilização das cidades de Itu e Salto;

Tendo, enfim, ouvido o parecer do Colégio dos Consultores, apresento os seguintes 2 (dois) Protocolos de retomada das atividades religiosas a serem assumidos por cada Paróquia, cada qual que mais condiz com a sua realidade, e isto a partir de 11 de junho de 2020 (Solenidade de Corpus Christi), a saber:

Protocolo 1 – Missas não presenciais (apenas online) e com a distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística;

Protocolo 2 – Missas presenciais – Reabertura gradual das Paróquias da Diocese de Jundiaí – SP.

Cabe a cada Pároco, consultando os membros do seu Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora (CPAE) e do Conselho Paroquial de Economia e Administração (CPEA), bem como as autoridades municipais e sanitárias, optar pela escolha do Protocolo a ser adotado na sua Paróquia.

Cabe também a cada Pároco, com seus Agentes de Pastoral, preparar, até o dia do reinício das atividades religiosas, um Projeto que viabilizasse realmente a concretização do Protocolo escolhido, particularmente formando e treinando uma Equipe de Voluntários para tal objetivo.

O conteúdo destes 02 (dois) Protocolos será reavaliado frequentemente, sempre que a necessidade do isolamento social e a propagação da COVID-19 exigirem a tomada de outras medidas por parte dos Comitês Municipais de Enfrentamento ao Coronavírus.

No dia de Corpus Christi sugerimos que os Padres saiam em carro aberto com o Santíssimo Sacramento exposto pelas ruas do território paroquial. Não serão permitidas as carreatas com os fiéis.

É importante que todas as Paróquias incentivem nesses dias a conscientização para uma grande campanha em prol dos mais pobres e vulneráveis, de maneira que, junto ao carro com o Santíssimo Sacramento, no dia de Corpus Christi, outro carro pode realizar a coleta de alimentos e materiais de limpeza e higiene nas casas por onde o Santíssimo Sacramento passar, respeitando sempre todas as normas sanitárias para o manuseio dos mesmos.

Estas doações devem ser encaminhadas aos irmãos mais necessitados, através do Fundo Social de Solidariedade de cada município da Diocese ou outros meios que a Paróquia achar conveniente.

E os abençoo, de coração, em nome de Jesus, o Bom Pastor.

 

Dom Vicente Costa
Bispo Diocesano

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima