Jundiaí − SP, 08 de junho de 2020.
Prot.: 152
Liv.: 20
Pág.: 42
COMUNICADO AO POVO DE DEUS
Novas orientações para a Diocese de Jundiaí
Queridos Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas e Povo de Deus presente na Diocese de Jundiaí:
Considerando que o Governo do Estado de São Paulo apresentou um Plano de retomada gradual das atividades (cf. Plano São Paulo, de 27 de maio de 2020);
Considerando que no Plano São Paulo de flexibilização os 11 (onze) Municípios que compõem a Diocese de Jundiaí foram agrupados em 03 (três) fases distintas, a saber:
- Fase 1 – Região Metropolitana de São Paulo: Cajamar, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus;
- Fase 2 – Região de Campinas: Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira e Cabreúva;
- Fase 2 – Região de Sorocaba: Itu e Salto;
Considerando a Nota Técnica Conjunta das Vigilâncias Sanitárias de cada Município do Aglomerado Urbano de Jundiaí e os Decretos de Flexibilização das cidades de Itu e Salto;
Tendo, enfim, ouvido o parecer do Colégio dos Consultores, apresento os seguintes 2 (dois) Protocolos de retomada das atividades religiosas a serem assumidos por cada Paróquia, cada qual que mais condiz com a sua realidade, e isto a partir de 11 de junho de 2020 (Solenidade de Corpus Christi), a saber:
Protocolo 1 – Missas não presenciais (apenas online) e com a distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística;
Protocolo 2 – Missas presenciais – Reabertura gradual das Paróquias da Diocese de Jundiaí – SP.
Cabe a cada Pároco, consultando os membros do seu Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora (CPAE) e do Conselho Paroquial de Economia e Administração (CPEA), bem como as autoridades municipais e sanitárias, optar pela escolha do Protocolo a ser adotado na sua Paróquia.
Cabe também a cada Pároco, com seus Agentes de Pastoral, preparar, até o dia do reinício das atividades religiosas, um Projeto que viabilizasse realmente a concretização do Protocolo escolhido, particularmente formando e treinando uma Equipe de Voluntários para tal objetivo.
O conteúdo destes 02 (dois) Protocolos será reavaliado frequentemente, sempre que a necessidade do isolamento social e a propagação da COVID-19 exigirem a tomada de outras medidas por parte dos Comitês Municipais de Enfrentamento ao Coronavírus.
No dia de Corpus Christi sugerimos que os Padres saiam em carro aberto com o Santíssimo Sacramento exposto pelas ruas do território paroquial. Não serão permitidas as carreatas com os fiéis.
É importante que todas as Paróquias incentivem nesses dias a conscientização para uma grande campanha em prol dos mais pobres e vulneráveis, de maneira que, junto ao carro com o Santíssimo Sacramento, no dia de Corpus Christi, outro carro pode realizar a coleta de alimentos e materiais de limpeza e higiene nas casas por onde o Santíssimo Sacramento passar, respeitando sempre todas as normas sanitárias para o manuseio dos mesmos.
Estas doações devem ser encaminhadas aos irmãos mais necessitados, através do Fundo Social de Solidariedade de cada município da Diocese ou outros meios que a Paróquia achar conveniente.
E os abençoo, de coração, em nome de Jesus, o Bom Pastor.
Dom Vicente Costa
Bispo Diocesano