28 de março de 2024

Jundiaí /SP

Começou na Arca da Aliança o Ano Nacional do Laicato na Diocese

O domingo 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei marcou a abertura do Ano Nacional do Laicato nas Dioceses do Brasil. Na Diocese de Jundiaí, a cerimônia de Abertura aconteceu no Centro de Evangelização Arca da Aliança Mãe da Divina Providência, em Várzea Paulista, e reuniu milhares de fiéis católicos vindos de toda parte do território diocesano. Este Ano proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem como objetivo “celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, e testemunhar Jesus Cristo na sociedade”.

Na ocasião, o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, deu por encerrado o Ano Missionário Diocesano, que foi parte da programação do ano Jubilar da Diocese de Jundiaí.

Dom Vicente ressaltou a importância dos cristãos leigos na Igreja e no mundo; os cristãos são chamados a ser sal da terra e luz do mundo, são chamados a compreender a sua participação na missão de Cristo; convidados a pensar, como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, especialmente durante este ano que se inicia.

Uma síntese do Documento 105 da CNBB – “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, foi apresentada padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora. Dom Vicente enfatizou a necessidade de todo cristão conhecer e estudar o Documento.

Ao longo do dia, representantes das 11 Regiões Pastorais apresentaram um resumo das Semanas Missionárias Paroquiais por meio de fotos, vídeos e testemunhos. E durante a Reza do Santo Terço, fiéis leigos e missionários que participaram das Santas Missões Populares testemunharam a experiência que tiveram.

 Os Projeto Missionários do Regional Sul 1 da CNBB,  Sul 1 – Norte 1 envia presbíteros e leigos missionários para a região Norte do Brasil, e  outro Projeto envia missionários para o continente africano foram apresentados para conhecimento, de todos, já que em 2018, a Diocese de Jundiaí enviará para a Missão, o padre Adeilson Rodrigues dos Santos, atual pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Campo Limpo Paulista, e o diácono Paulo Morais de Oliveira, junto com a esposa Vera, para missão Amazônia. E o padre Adriano Ferreira Rodrigues, atual administrador paroquial da Paróquia São João Batista, em Itu, que irá paraa cidade de Metoro, em Moçambique, na África.

Na Missa de Encerramento, presidida por Dom Vicente e concelebrada por presbíteros do clero diocesano, o Bispo agradeceu a todos pela missão vivenciada na paróquia, na diocese, e, principalmente na Sociedade.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima