19 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Clero da Diocese reflete sobre a Comunicação Digital

A Reunião Geral dos Presbíteros realizada no último dia 10 de maio, na Cúria Diocesana, tratou do tema “Evangelizar na cultura digital: os influenciadores católicos”. Para falar sobre o assunto, foram convidados Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, entre os anos de 2015 e 2023, e o professor Moisés Sbardelotto, coordenador do “Grupo de Reflexão sobre Comunicação” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB) e colaborador do Instituto Unisinos (IHU).

Dom Arnaldo iniciou a reunião destacando que a formação era para ajudar na compreensão deste novo areópago que é o mundo digital: “Precisamos estar atentos às mudanças e realidades que nos cercam”, disse o Bispo.

 “A comunicação é fundamental para o trabalho da Igreja, que é evangelizar”, e “evangelizar é tornar o reino de Deus presente no mundo”, (conforme escreveu o Papa Francisco Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, no número 176), foi um dos destaques apresentados por Dom Mol.

Na segunda parte do encontro, Moisés apresentou um panorama sobre o mundo digital atual e sua influência na ação evangelizadora da Igreja. O professor também é pesquisador e um dos autores do livro “Influenciadores Digitais Católicos – efeitos e perspectivas”, que foi apresentado na reunião. “Trata-se de uma pesquisa científica rigorosa e inédita, que nasceu da demanda do desejo de algumas pessoas que queriam entender esse fenômeno dos influenciadores digitais, os católicos especialmente”, como explicou Dom Mol.

A comunicação faz parte da essência da vida da Igreja, já que a missão do cristão é ir ao encontro de todas as pessoas e de comunicar, por meio de seu testemunho, o ser Igreja. Por essa razão, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano, elegeu a comunicação como um dos principais eixos de seu governo episcopal. Os demais eixos são a sinodalidade e a formação. Esses eixos serão apresentados, em breve, na 1ª Carta Pastoral de seu episcopado, que será lançada no próximo dia 20 de maio.

Participaram da reunião os padres e diáconos da Diocese, Padre Leandro Megeto (da Diocese de Jundiaí) atual secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, e padres convidados. De Campinas, vieram os Padres João Augusto Puezzuto e João Augusto Piazza, ambos da Paróquia Nossa Senhora das Graças. De Indaiatuba, os Padres Marco Antonio Amstaldim, da Paróquia Santo Antônio, e Jonas Barbosa da Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

 

 

 

 

Rolar para cima
Rolar para cima