/
Celebração ecumênica marca encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2025

Celebração ecumênica marca encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2025

No último domingo, 8 de junho, Solenidade de Pentecostes, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano, participou da celebração ecumênica de encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O momento de fé e comunhão ocorreu na Igreja Presbiteriana Unida, em Jundiaí, e reuniu representantes de diversas denominações cristãs.

Acompanhado pelo Padre Ton Ferreira, Assessor Diocesano para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, Dom Arnaldo representou a Igreja Católica Apostólica Romana em um gesto concreto de aproximação e diálogo entre as igrejas. Durante a celebração, os participantes refletiram sobre o tema retirado do diálogo entre Jesus e um doutor da Lei, no Evangelho de Lucas: “Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10,27). Essa passagem, seguida da parábola do bom samaritano (cf. Lc 10,30-37), convida-nos a perceber que a unidade cristã começa na vivência do amor — um amor que se traduz em compaixão concreta, hospitalidade e superação das barreiras que dividem. 

Além de Dom Arnaldo, estiveram presentes os pastores Claudinei Leite, Paulo Roberto Pedrozo Rocha, Francisco Leite e Mizael de Souza, da Igreja Presbiteriana Unida; o pastor Jonas Zenkner Beier, da Igreja Luterana; e Esequiel Laco Gonçalves, representando a Igreja Anglicana.

A celebração, marcada pela escuta da Palavra, orações e cantos, reforçou a importância do testemunho cristão unido em um mundo fragmentado. Em sua presença e partilha, Dom Arnaldo evidenciou o compromisso da Igreja Católica com o caminho do ecumenismo, em fidelidade ao Evangelho e ao chamado de Jesus à unidade: “Que todos sejam um” (Jo 17,21).

 

Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Compartilhar:

Outras noticias