Catequistas diocesanos participam de Congresso Nacional

Um grupo formado pelo Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida, assessor da Comissão Diocesana para Animação Bíblico-Catequética, pelo Diácono Erickson Ramos da Silva e pelas catequistas Helena Maria Fernandes, da Paróquia Santo Antônio – Jundiaí/Engordadouro; Maria Cecília Finencio Carlos, da Paróquia Jesus de Nazaré/Cabreúva; Lucimar Aparecida de Souza e Emirlei Soares, ambos da Paróquia Santo Antônio/Santana de Parnaíba; Rosana Pereira da Silva Vitor, da Paróquia São Roque/Salto, representou a Diocese de Jundiaí na primeira edição do Congresso Nacional de Catequistas do Brasil.

O evento reuniu cerca de 2 mil catequistas de todas as regiões do País, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao lado Santuário Nacional, em Aparecida (SP), entre os dias 8 a 10 de fevereiro.

O Congresso teve a missão de educar para a evangelização e contou com a assessoria de grandes nomes da catequese no Brasil, como o Padre Luiz Gustavo Uchoa da Silva, da Diocese de Lorena (SP), e Padre André Gustavo de Sousa, da Arquidiocese de Aparecida (SP).

Para Erickson: “O Congresso foi a oportunidade de conhecer a realidade da catequese em âmbito brasileiro. Espero conseguir transmitir nas aulas do Núcleo Catequético e nas formações Regionais e Diocesanas aquilo que vivi em Aparecida”, declarou o Diácono.

Erickson observou ainda que em comparação com a 4ª. Semana Brasileira de Catequese, realizada no mês de novembro do ano passado, é possível afirmar que o “teórico” ainda não chegou às bases, e que a Iniciação Cristã com inspiração catecumenal, embora esteja presente nas reflexões do Magistério Universal e Local , ainda não é bem entendido pelos catequistas. Por essa razão, os dias de Congresso foram para animar, formar, informar e, sobretudo, para mostrar que é possível um “novo” paradigma catequético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *