Catecúmenos têm seus nomes inscritos no Livro dos Eleitos

A Diocese de Jundiaí, seguindo a tradição e o ensinamento da Igreja, iniciou, no Primeiro Domingo da Quaresma com a celebração da Eleição/Inscrição dos nomes, o 3º. Tempo da Catequese de Iniciação à Vida Cristã: Purificação e Iluminação, com solene rito na Paróquia Santo Antônio, no Bairro Anhangabaú, em Jundiaí.

Concluído o período de catequese, o bispo ouviu o testemunho dos padrinhos e catequistas a respeito da preparação dos catecúmenos e estes foram declarados “eleitos”.

A celebração contou com grande número de catecúmenos e fiéis, vindos das 11 Regiões Pastorais. Na homilia Dom Vicente explicou o significado do chamado de Deus e exortou os catecúmenos a se esforçarem em serem fiéis a tal chamado; aos padrinhos pediu que fossem sinais da comunidade, pais e mães na fé.

Depois, foi feita a apresentação dos candidatos e dos padrinhos pela coordenação da Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, formada pelo Pe. Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida, Diácono Transitório Erickson Ramos da Silva, Maristela Fiorese Bartipaia e Conceição Amália. 

Dom Vicente interrogou primeiramente os padrinhos acerca da vivência cristã dos catecúmenos. Dado o testemunho favorável, interrogou os próprios catecúmenos acerca de seu desejo de iniciar-se na fé católica.

Seguiu-se o Rito da Inscrição dos Nomes. Como eram 459 candidatos, estes deram previamente seu nome que foi escrito no livro dos eleitos e apresentado ao Bispo pelo catequista coordenador de cada Região Pastoral.

Terminada a inscrição dos nomes, passou-se à Admissão ou Eleição dos Catecúmenos propriamente dita. Dom Vicente acolheu os catecúmenos como eleitos: “Eu declaro vocês eleitos para serem iniciados nos sagrados mistérios na próxima Vigília Pascal”.

O Rito terminou com uma oração pelos eleitos e pela primeira bênção dada pelos padrinhos em forma de acolhimento.

Ao final da celebração, todos puderam confraternizar-se no salão paroquial e participar de um pequeno coquetel oferecido pela organização do encontro.

Todos os 459 eleitos receberão os Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Confirmação na noite da Vigília Pascal, em suas comunidades de origem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *