20 de setembro de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Catecúmenos participam de Rito de Eleição na Diocese

A Diocese de Jundiaí, seguindo a disciplina da Igreja, iniciou o Primeiro Domingo da Quaresma, em 29 de fevereiro e 1º de março, com a celebração da Inscrição dos nomes e Eleição dos Catecúmenos, o tempo de preparação próximo aos Sacramentos.

Concluído o período de catequese, o Bispo ouviu o testemunho dos padrinhos e catequistas a respeito da preparação dos catecúmenos e estes foram declarados “eleitos”.

A celebração, que contou com grande número de fiéis, foi realizada em três locais: No sábado pela manhã na Paróquia Santa Ana, em Santana de Parnaíba; à tarde na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itu; e no domingo, na Paróquia Nova Jerusalém, em Jundiaí.

Na homilia, Dom Vicente trabalhou três ideias – o Plano divino para a humanidade (Paraíso); a recusa ao amor de Deus (Pecado) e Jesus Cristo que veio para com sua vida e oração vencer o Tentador (Salvação) –  explicou o significado do chamado de Deus e exortou aos catecúmenos a se esforçarem em serem fiéis a tal chamado; aos padrinhos pediu que fossem sinais da comunidade, pais e mães na fé.

Em seguida, foi feita a apresentação dos candidatos e dos padrinhos pela coordenação da Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética: Irmã Carmen, Padre Erickson, Maristela e Conceição Amália.

Dom Vicente interrogou primeiramente os padrinhos acerca da vivência cristã dos catecúmenos. Dado o testemunho favorável, interrogou os próprios catecúmenos acerca de seu desejo de iniciar-se na fé católica.

Na sequência, ocorreu o rito da inscrição dos nomes no livro dos eleitos e a eleição dos catecúmenos: o Bispo acolheu os catecúmenos como eleitos: “Eu declaro vocês eleitos para serem iniciados nos sagrados mistérios na próxima vigília pascal”.

O rito terminou com uma oração pelos eleitos e pela primeira bênção dada pelos padrinhos em forma de acolhimento.

Depois da celebração, todos se confraternizaram e participaram de um pequeno coquetel oferecido pela organização do encontro.

O tempo Quaresmal possui uma forte dimensão batismal. Para os batizados é tempo de rever como estamos vivendo as promessas do Batismo e, por meio da penitência, jejum e esmola reassumi-las e renová-las solenemente na Vigília Pascal. Para os catecúmenos, isto é, para aqueles que estão no caminho dos Sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia, o tempo da Quaresma é o tempo em que se realça mais o cultivo da vida interior. O Catecúmeno procura purificar seu coração e aprofundar a conversão pelo exame de consciência e pela penitência e a sua iluminação por meio do conhecimento mais aprofundado de Cristo Salvador.

Paróquia Nova Jerusalém, em Jundiaí.
Paróquia Santa Ana, em Santana de Parnaíba.
Rolar para cima
Rolar para cima