A décima terceira edição do Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora (ENS), foi realizada em Turim, Itália, com a participação de mais de 7 mil pessoas de 90 países. Desses, 2,2 mil foram brasileiros e muitos casais da Diocese de Jundiaí estavam no encontro que começou dia 15 e foi até dia 20 de julho.
A cada seis anos as Equipes de Nossa Senhora fazem um Encontro Internacional, onde é anunciado o tema que será sua Orientação Geral. Assim, o fio condutor do Movimento até o próximo Encontro Internacional será “Chamados a viver em comunhão” e está inserida no processo atual que vive a Igreja.
O encontro teve momentos de oração e Eucaristia, conferencistas leigos e religiosos que abordaram temas diversos, testemunhos de vida de diferentes realidades e muita partilha.
O movimento tem como carisma a espiritualidade conjugal e busca a santidade do casal. Nasceu na França, pelas mãos do padre Henri Caffarel e hoje está espalhado em 90 países, totalizando mais de 70 mil casais em 14 mil equipes. No Brasil existe desde 1950, com mais de 26 mil casais. “O sentido de unidade também se inflama, sobretudo quando se mistura tantas culturas, línguas e realidades, e ainda assim, nos reconhecemos como irmãos. Estar presente em um Encontro Internacional desta magnitude deixa boas lembranças e marcas por toda a vida. É uma imersão na ação de Deus através da vida do meu próximo, que encontra no Sacramento do Matrimônio, o caminho para alcançar a santidade a que somos chamados”, resumiu o casal responsável pela Comunicação da Super Região Brasil, Erica e Wilson Costacurta, que é da Diocese de Jundiaí.
Fotos: Comunicação Super Região Brasil/ ENS
Texto: Hanaí Costa