Casais das ENS estão em Fátima

O Santuário de Fátima, em Portugal, está acolhendo desde segunda-feira, 16 de julho, até o próximo sábado, 21, mais de  oito mil pessoas no XII Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora (ENS), que refletem sobre o tema “Reconciliação, sinal de amor”.

São mais de 4 mil casais e outras pessoas, vindos de 75 países, entre esses o padre João Batista Carvalho, 15 casais de Jundiaí, outros 15 casais de Salto e 10 casais de Santana de Parnaíba.

Na abertura do encontro, os participantes receberam um banco para participar na iniciativa “O dever de sentar”, que vai preencher a esplanada do Santuário de Fátima, na manhã de quinta-feira, dia 20, e tem por objetivo proporcionar um tempo de diálogo ao casal.

Neste Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora, as conferências acontecem na Basílica da Santíssima Trindade e os encontros por grupos na mesma basílica, no Centro Pastoral Paulo VI, num dos Parques e nos Valinhos. Entre os conferencistas estão o Cardeal Peter Turkson, presidente do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, o Cardeal Ricardo Blázquez Perez, presidente da Conferência Episcopal de Espanha, o Cardeal Sérgio Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros,  Dom Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e Dom Georges Casmoussa, do Iraque.

No sábado 21 de Julho, o Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente fará uma conferência sobre o tema “A Alegria do Reencontro”, na Basílica da Santíssima Trindade. Logo após, celebra também a Eucaristia final do Encontro, no Santuário.

A única vez em que o encontro, que acontece a cada seis anos, foi realizado fora da Europa, foi realizado aqui no Brasil, em Brasília, no ano de 2012.

Atualmente, as Equipes de Nossa Senhora estão presentes em 92 países dos vários continentes, integrando um total de 1350 mil membros, segundo informações dadas pelo casal Dina Isabel Rosa e João Pedro Sousa, responsável pela comunicação do encontro, durante entrevista ao Programa ECCLESIA, do canal RTP2 e divulgadas no site acidigital.com

O Movimento ENS foi fundado por Padre Henri Caffarel, cujo processo de beatificação se desenvolve em Roma e tem por objetivo um projeto de espiritualidade conjugal para “ajudar os casais a caminhar na santidade”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *