Cáritas a alegria em ser: sal da terra e luz do mundo

Este foi o lema da 22ª Assembleia Ordinária da Cáritas Brasileira Regional São Paulo, realizada na cidade de Agudos (SP), entre os dias 27 a 29 de julho. Na ocasião, o diretor executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Claudio Lopes da Silva, e Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo da Diocese de Itapeva e Bispo Referencial da Cáritas Brasileira Regional São Paulo, reuniram-se com representantes de 11 entidades membro da Cáritas Brasileira Regional São Paulo. Representaram a Diocese de Jundiaí Maria Rosangela Moretti, Dolaine Regina de Sousa Coimbra Santos e Maria de Fatima Ramos Souza.

O encontro teve quatro objetivos centrais, a saber: a)Avaliar a caminhada e presença no regional, considerando os aspectos eclesiológicos e sociopolíticos que interferem na missão Cáritas, b)Aprofundar as discussões sobre o Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização   e as questões administrativas do regional (PMAS); c) Avançar na construção da identidade do regional São Paulo considerando as questões administrativas, financeira e articulações necessárias para consolidação das pastorais de conjunto e a Igreja em saída; e por fim, d) Estimular a convivência da Cáritas no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB).

A assessoria da Assembleia ficou a cargo da Professora Rosana Manzini, que levou a reflexão da Espiritualidade dos agentes Cáritas e a Doutrina Social da Igreja. Também de Luiz Claudio que apresentou a metodologia do PMAS. Enquanto o Secretário Executivo da Cáritas Regional São Paulo Antonio Evangelista apresentou o cenário atual das Cáritas Arqui/Diocesanas do Estado de São Paulo.

Ao final o Padre José Carlos Vicentin conduziu os encaminhamentos e deliberações da plenária.

 “A assembleia teve muitos momentos importantes. O destaque ficou por conta da importância de jovens representantes da Cáritas e a presença constante e efetiva de Dom Arnando, que assumiu esta missão com grande entusiasmo e dedicação”, declarou Maria Rosangela.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *