29 de março de 2024

Jundiaí /SP

Cardeal brasileiro Dom Sérgio da Rocha compõe o novo Conselho de Cardeais

Cardeal brasileiro compõe Conselho de Cardeais

O Papa Francisco renovou o Conselho de Cardeais, o chamado C9 e nomeou os membros do novo Conselho: são os nove cardeais e entre ele está o Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador (BA).

Os demais membros são: Dom Pietro Parolin, secretário de Estado; Dom Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Dom Fridolin Ambongo, Arcebispo de Kinshasa; Dom Oswald Gracias, Arcebispo de Mumbai; Dom Seán Patrick O’Malley, Arcebispo de Boston; Dom Juan José Omella, Arcebispo de Barcelona; Dom Gérald Lacroix, Arcebispo de Québec; e Dom Jean-Claude Hollerich, Arcebispo de Luxemburgo. O secretário da comissão é Dom Marco Mellino.

A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 24 de abril, às 9h, na Casa Santa Marta.

O Conselho de Cardeais foi instituído pelo Papa Francisco com o Quirógrafo de 28 de setembro de 2013 com a tarefa de auxiliá-lo no governo da Igreja universal e de estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, publicada em 19 de março de 2022.

O Conselho de Cardeais – lê-se no Quirógrafo – é entendido como “uma expressão ulterior da comunhão episcopal e do auxílio ao munus petrinum que o Episcopado espalhado pelo mundo pode oferecer”.

Fonte: Vatican News

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima