/
Cardeais brasileiros participam do primeiro Consistório Extraordinário convocado por Leão XIV

Cardeais brasileiros participam do primeiro Consistório Extraordinário convocado por Leão XIV

A Evangelii Gaudium e a missão da Igreja, a constituição apostólica Praedicate Evangelium, o papel da Cúria e sua relação com as Igrejas particulares, a sinodalidade, a liturgia. Esses serão os temas centrais dos trabalhos do Consistório extraordinário convocado pelo Papa Leão XIV, o primeiro de seu pontificado, que se realizarão nesta quarta-feira, 7, e depois, na quinta-feira, 8 de janeiro.

Dois dias de oração, partilha e reflexão, sob o signo da fraternidade e da comunhão, que o Papa viverá com os membros do Colégio Cardinalício, muitos dos quais participaram na manhã da terça-feira na cerimônia de encerramento da Porta Santa e na Missa da Epifania. O encontro terá como objetivo “promover um discernimento comum e oferecer apoio e conselho ao Santo Padre no exercício de sua alta e pesada responsabilidade no governo da Igreja universal”.

Horários e programação

O Consistório terá início na tarde desta quarta-feira, às 16h, na Sala do Sínodo, no Vaticano. Os trabalhos serão realizados a portas fechadas e contarão com a presença do Papa. Na quinta-feira, 8 de janeiro, o Papa concelebrará com os cardeais uma Missa no Altar da Cátedra da Basílica do Vaticano. Às 9h30, haverá a sessão matinal até às 12h45, novamente na Sala do Sínodo. O Pontífice e os cardeais se reunirão novamente à tarde, das 15h15 às 19h, para a conclusão dos dois dias de encontros.

Realidade brasileira e latino-americana

Em entrevista concedida ao VaticanNews, o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta,  afirmou estar com a expectativa é muito grande para este encontro com o Papa. “Trata-se do primeiro Consistório Extraordinário convocado pelo Papa Leão XIV, e poder participar é, antes de tudo, uma oportunidade de colaborar e de fazer a nossa parte enquanto cardeais. Temos uma responsabilidade especial junto ao Santo Padre no cuidado e na condução da Igreja, e este encontro expressa justamente esse espírito de corresponsabilidade”.

Dom Orani refletiu que os cardeais brasileiros levam para este momento de serviço ao Santo Padre e à Igreja no mundo a visão do Brasil e da América Latina. “A nossa visão do mundo nasce dessa realidade concreta, marcada por grandes desafios sociais, culturais e pastorais, mas também por uma fé viva e comprometida. É a partir dessa experiência latino-americana, brasileira e também carioca que procuro contribuir com a reflexão da Igreja universal”, afirmou.

 

FONTE:cnbb.org.br

Compartilhar:

Outras noticias