20 de julho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Bispos do Brasil reúnem-se em Aparecida

A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, em Aparecida (SP).

Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, nosso Bispo Diocesano, e Dom Vicente Costa, Bispo emérito de Jundiaí, estão entre os mais de 400 Bispos que devem estar presentes no encontro.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil, abriu oficialmente o evento. Na sequência, a primeira sessão do dia contemplou a apresentação do relatório de balanço de gestão 2019-2023.

Às 11h, a segunda sessão do dia será dedicada à apresentação da análise de conjuntura social ao episcopado brasileiro, realizada pelo grupo responsável pelas análises da CNBB.

A terceira sessão, na qual será feita a análise de conjuntura eclesial, será realizada no auditório Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida.

Nesse primeiro dia da Assembleia, 19 de abril, a atual presidência da CNBB participa da coletiva de imprensa que acontece às 15h, na Sala de Coletivas. Neste primeiro dia, participaram os membros da atual presidência, que apresentarão o relatório de balanço de gestão de 2019 a 2023, com as ações e dados do período.

Todos os dias, no Santuário Nacional, às 18h, os bispos rezarão o terço no Altar Central do Santuário Nacional e às 18h30, participarão das celebrações eucarísticas também no Santuário.

Nesta quarta-feira, 19 de abril, a missa com vésperas terá como tema a abertura da Assembleia e será presidida pelo Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Essa será a primeira vez na qual será utilizada a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano, aprovada recentemente pela Santa Sé.

Com informações da Assessoria de Imprensa da 60ª Assembleia Geral da CNBB

Rolar para cima
Rolar para cima