A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, em Aparecida (SP).
Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, nosso Bispo Diocesano, e Dom Vicente Costa, Bispo emérito de Jundiaí, estão entre os mais de 400 Bispos que devem estar presentes no encontro.
O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil, abriu oficialmente o evento. Na sequência, a primeira sessão do dia contemplou a apresentação do relatório de balanço de gestão 2019-2023.
Às 11h, a segunda sessão do dia será dedicada à apresentação da análise de conjuntura social ao episcopado brasileiro, realizada pelo grupo responsável pelas análises da CNBB.
A terceira sessão, na qual será feita a análise de conjuntura eclesial, será realizada no auditório Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida.
Nesse primeiro dia da Assembleia, 19 de abril, a atual presidência da CNBB participa da coletiva de imprensa que acontece às 15h, na Sala de Coletivas. Neste primeiro dia, participaram os membros da atual presidência, que apresentarão o relatório de balanço de gestão de 2019 a 2023, com as ações e dados do período.
Todos os dias, no Santuário Nacional, às 18h, os bispos rezarão o terço no Altar Central do Santuário Nacional e às 18h30, participarão das celebrações eucarísticas também no Santuário.
Nesta quarta-feira, 19 de abril, a missa com vésperas terá como tema a abertura da Assembleia e será presidida pelo Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Essa será a primeira vez na qual será utilizada a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano, aprovada recentemente pela Santa Sé.
Com informações da Assessoria de Imprensa da 60ª Assembleia Geral da CNBB