28 de março de 2024

Jundiaí /SP

Bispos da sub-região Sorocaba se reúnem com padres diocesanos de pastoral

Os Bispos da sub-região pastoral Sorocaba, do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, juntamente com padres coordenadores diocesanos de pastoral, estiveram reunidos no dia 05 de março, no Centro Pastoral da Paróquia Nova Jerusalém na cidade de Jundiaí.

Participaram da reunião, o arcebispo de Sorocaba e presidente da sub-região Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, sac; Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo de Itapeva; Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, cr, bispo de Itapetininga; Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, msc, bispo de Registro; Dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí. Também participaram os Padres Coordenadores de Pastoral: Carlos Eduardo Oliveira; Pe. Jorge Corsini; Pe Julio César Fernandes; Pe. Leandro Megeto; Pe. Marcos de Campos. Padres Representantes dos Presbíteros: Mons. José Aparecido Cravo da Costa; Pe. Carlos Ferreira Borges Meira; Pe. Gerson Ribeiro; Pe. Sirlei Aparecido de Oliveira. Outros: Pe. André Luiz Garcia; Sr. Reinaldo de Souza Alguz – Dep. Estadual e o Sr. Enrico van Blarcum de Graaff Misasi – Dep. Federal.

Na pauta, Ad Limina Apostolorum (Visita ao Santo Padre), que houve alteração na data proposta para as sub-Regiões de São Paulo, Aparecida e Sorocaba, agora será de 07 a 17 de setembro, LIBCOM – Instituto Liberdade & Comunidade, entre outros assuntos.

Além disso, foi discutido o 29º Curso dos Bispos, que aconteceu de 27 a 31 de janeiro, na Arquidiocese do Rio de Janeiro e teve como tema “A dinâmica humana e espiritual da formação permanente dos presbíteros”, baseada na “Ratio Fundamentalis”.

De acordo com subsecretário da sub-região Sorocaba, padre Júlio César Fernandes, discutimos também outros assuntos pertinentes à sub-região Sorocaba, como a confirmação do novo assessor eclesiástico para a Comissão para a Liturgia na sub-região Sorocaba, Pe. Diego Willian dos Santos, da Diocese de Itapeva. Também o Pe. Carlos Ferreira Borges Meira apresentou renuncia à função de assessoria eclesiástica junto a PASCOM na Sub-Região Sorocaba, função que ocupou nos últimos quatro anos. Para substituí-lo foi indicado o Pe. Milton, da Diocese de Jundiaí.

A próxima Reunião acontecerá no dia 02 de julho de 2020, às 09h, na Diocese de Itapetininga, com o tema: Proteção de Menores e Vulneráveis.

A Sub-Região Sorocaba, além da Arquidiocese de Sorocaba, é composta pelas Dioceses de Itapetininga, Itapeva, Jundiaí e Registro.

Fonte: cnbbsul1.org.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima